Qualquer assunto relacionado à prática de esportes de inverno na América do Sul ainda gera estranhamento. Principalmente para os estrangeiros. Pessoas da Europa e dos EUA acham esquisito ouvir que é possível esquiar aqui na América do Sul. Afinal, esse rico continente não é só composto pelo Brasil. Muitos dos que o visitam, o descrevem como uma viagem inesquecível.
Tanto não é que, com a aproximação do inverno nos países onde é possível esquiar, vamos trazer algumas dicas de bons destinos. Com junho se aproximando, é importante você já planejar sua viagem.
Segundo Zizi Magalhães, fundadora da Loja de Inverno, loja de roupas térmicas para frio, e autora do livro Guia Quente para Viver o Frio, é importante se preparar com bastante antecedência. “Não é uma viagem para qualquer lugar. Sempre digo que não se dá para brincar com o frio. Por isso, utilizar roupas adequadas ao clima do lugar para onde se está indo é primordial. Cuidados antecipados nunca são demais quando se quer aproveitar cada segundo em viagens para esquiar ou em qualquer outra.”
Confira os lugares que possuem uma variedade de pistas de esqui incríveis.
Argentina
A nossa vizinha possui ao todo oito estações de esqui. Entre elas, a muito conhecida Cerro Catedral, Las Leñas, Chapelco, Cerro Bayo, Cerro Castor, Caviahue, La Hoya, Penitentes.
Las Leñas é a mais alta estação, com 2.300 metros de altura, de sua base ao topo. É ela também que oferece as pistas com um maior grau de dificuldade para os já veteranos.
Quem estiver começando e quer começar suas primeiras deslizadas (ou tombos), o ideal é optar por Chapelco.
Chile
O Chile, não diferente da Argentina, possui uma vasta opção de estações de esqui. São elas: El Colorado, Chillán, Pucón, Valle Nevado, Portillo e La Parva. Sendo última aconselhada para quem já tem intimidade com as pranchas ou com os esquis.
Há estações próximas à capital chilena, Santiago. La Parva e Valle Nevado, por exemplo, estão a 60km de distância.
Esqui no Brasil
O Parque Snowland é o primeiro parque indoor com neve de verdade no continente americano, e fica no Brasil, em Gramado. Além disso, o parque possui a primeira pista de esqui indoor das Américas. Vale a pena uma visita!
Agora é só escolher suas opções de viagem. Além de terem um visual maravilhoso, essas dicas possuem opções gastronômicas de tirar o fôlego. E aí, vamos esquiar?