O espetáculo acontece no Palacio de la Moneda, sede do governo nacional. Dali, pela porta de serviço na Calle Morandé, saiu o corpo de Salvador Allende na manhã de 11 de setembro de 1973, dia do golpe dado por Pinochet. A porta foi emparedada no governo militar porque se temia que o povo rendesse culto ali ao presidente socialista, mas agora está aberta. É muito bom caminhar, por exemplo, pelo Paseo Ahumada, o primeiro boulevard construído em Santiago. Ou descobrir o Morro Santa Lucia, onde o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago del Nuevo Extremo, em 12 de fevereiro de 1541.
Ali se podem admirar fontes, chafarizes e canhões de defesa. Bem-humorada, a população santiaguina, como no resto do país, trata muito bem os turistas brasileiros. Os vendedores do Mercado Central, por exemplo, sempre fazem a piadinha de pegar um pequeno polvo e dizer sorrindo: “Aqui está seu presidente Lula”.
Dicas de Viajante:
Santiago é uma enorme cidade. Bela e com todos os problemas de uma metrópole. É uma cidade muito limpa de povo gentil, muitas atrações e vida noturna agitada. Também muito segura, Santiago oferece tranquilidade ao turista, apenas há que se ter cuidado com os “patas-leves”, punguistas que ficam pelo centro. Vale a pena conferir a noite nos bairros de Las Condes, Alto Las Condes e Providência, são bares, restaurantes, boites e casas de show.
Nas cercanias de Santiago existem cerca de 5 opções interessantes para passeios que podem ser adiquiridos no hotel onde se hospeda:
1. Vinã del Mar e Valparaíso – cidades turísticas à beira do Pacífico e cheias de história;
2. Valle Nevado e/ou Portillo – duas estações de esqui;
3. Passeios pelas vinículas como a Concha y Toro, por exemplo.