As praias são os principais atrativos de Salinas. A ilha do Atalaia, localizada a 12 quilômetros da cidade, é uma das mais conhecidas e, também, mais visitadas. Lá estão as belas praias de Salinas, Atalaia e Farol Velho que, juntas, possuem mais de 20 quilômetros de extensão. A particularidade delas é que os visitantes podem entrar com seus carros nas areias e chegar bem perto da água. Os turistas-motoristas devem, entretanto, tomar cuidado com a maré. É comum pessoas perderem seus carros engolidos pelas águas do mar, quando a maré sobe.

Na ilha, encontramos lagos, fontes de água natural, igarapés e dunas gigantescas de areia branca e vegetação litorônea abundante.

As praias ainda reservam um banho seguro para as crianças. Quando a maré está baixa formam-se laguinhos de água salgada em toda a extensão das praias.

Outro destaque da cidade é a praia do Maçarico, que fica na área urbana de Salinas. É um dos pontos mais frequentados durante as noites de julho. São mais de 2 quilômetros de orla recentemente inaugurada. O calçadão ornamentado com palmeiras é o point dos ciclistas e ideal para cooper no final da tarde.

Na orla do Maçarico há inúmeros bares, restaurantes e churrascarias onde se pode degustar os mais deliciosos e requintados pratos da culinária paraense. É também no maçarico que acontecem eventos culturais que atraem multidões nos períodos de alta temporada.

Salinas

Outras praias:

-Das Curvinas: no final da orla do Maçarico existe uma ponte que dá acesso à  praia. Nela ocorre o encontro das águas dos rios Urindeua e Maramuipy.

-Do Cruzeiro: na Vila de Cuiarana. Praia pouco frequentada. Não conta com estrutura. Boa para quem gosta de isolamento.

– Do amor: na Vila de Cuiarana. Há poucas barracas que só funcionam em finais de semana e feriados, com a venda de bebidas e frutos do mar (camarão, caranguejo, ostra).

ONDE FICA: a 220 quilômetros de Belém, entre os municí­pios de São João de Pirabas e Maracanã

COMO CHEGAR: o acesso é feito pelas rodovias BR-316 e PA-124. Do terminal rodoviário de Belém, saem diariamente ônibus da Empresa Boa Esperança. Salinas tem aeroporto para aviões de médio porte

INFRA-ESTRUTURA: dispõe de hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar