Praias bonitas e peculiares aos turistas e ondas atrativas aos surfistas não faltam no litoral norte de São Paulo. Para quem deseja passar as férias junto ao mar não estará mal acompanhado se este for o destino. Fronteira com o estado do Rio de Janeiro, o litoral norte é um lugar turístico muito conhecido – e não é para menos: a região abriga por volta de 160 praias diferentes.
Ubatuba é um dos municípios mais populares, que possui cerca de 80 praias ao longo de seu território (além de abranger boa parte do Parque Serra do Mar, que protege e preserva a Mata Atlântica). Com 90 quilômetros de extensão, as atrações da região vão desde as irresistíveis águas verdes e azuis (devido à densa vegetação da Serra do mar) a variadas atividades em cachoeiras, ilhas para mergulho e trilhas.
Diante de tanta opção de lazer e entretenimento, Ubatuba também não deixa a desejar no quesito anfitriã: com inúmeras pousadas de frente para o mar à disposição, os turistas se sentem em casa para passar um fim de semana ou uma temporada em grande estilo.
A viagem pode começar a ser explorada nas boas ondas das praias de Itamambuca e Félix, para quem pretende arriscar na prancha. Enquanto as praias de Prumirim e Almada são, na maior parte do tempo, vazias. Para quem pretende ir com a família e aproveitar o momento em um ambiente sossegado, as praias Domingas Dias e a Enseada são as mais indicadas – e já quem quer ver movimento e conhecer pessoas de todos os lugares do mundo, o point é nas praias de Grande e Tenório.
Para quem é fã de cachoeiras, Ubatuba dá a oportunidade dos turistas apreciar algumas delas. Determinadas cachoeiras ficam à beira da estrada e de fácil acesso, outras devem ter acompanhamento de um guia. Aos mais aventureiros, as trilhas são uma boa opção para incluir no roteiro da viagem. Tem de todo tipo: desde as mais simples (três horas de andança) até as que duram mais de um dia. Mas não se preocupe: a região dispõe de monitores habilitados para guiar os caminhos adentro de Ubatuba. Já aos amantes da prática de mergulho, a atividade pode ser procurada nas praias que cercam a Ilha Anchieta. Lá é possível encontrar espécies de todos os tipos: tartarugas marinhas, peixes voadores, carapaus, dentre outros.
Aos que visitarem Ubatuba em alta temporada ou feriados prolongados, também podem optar pelo entretenimento noturno: nos contornos de Itaguá e Cruzeiro há bares e boates para todos os gostos e estilos musicais. Nesta região, também tem muita oferta de restaurantes de frutos do mar e de cozinha internacional aos que gostam de uma gastronomia exótica.
A região não só chama a atenção pelas praias e baladas noturnas, como também enriquece os passeios com roteiros culturais e científicos. A começar pelo Aeroporto Gastão Madeira, onde acontecem atividades com os voos panorâmicos e demais práticas esportivas. Uma vez por ano, lá é realizado o encontro internacional de paraquedismo. Outra proposta de passeio interessante é no Aquário de Ubatuba, onde é possível conhecer de perto o universo marinho, com representantes da fauna local e demais oceanos. A Feira de Artesanato é outra opção para passeio e é muito famosa e frequentada na região. Ela funciona todos os dias no início da noite.
Para conhecer um pouco mais da história da cidade, a Cadeia Velha, sede do Museu Histórico de Ubatuba, é encontrada no centro da cidade e foi arquitetada por Euclides da Cunha, no início dos anos 1900. O monumento abrigou, por um período, a cadeia pública da região. Outro museu interessante para visita é o Museu Caiçara, ideal para aqueles que gostariam de conhecer um pouco mais sobre essa cultura.