País do futebol vai finalmente sediar uma Copa do Mundo e além de torcer pelo melhor futebol do mundo e ter a possibilidade de sermos hexacampeões em território nacional, será também uma grande oportunidade para conhecermos cidades de outros Estados, sermos bons anfitriões para milhares de estrangeiros que estarão presentes em nosso país, dentre outros. Será definitivamente uma época de festas. E pensando nas Sedes da Copa escolhidas pela FIFA, falaremos um pouco sobre elas, começando pela maravilhosa Porto Alegre.
Porto Alegre situa-se no Estado do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. Ela foi declarada pela ONU por três vezes metrópole número 1 em qualidade de vida no Brasil. Cidade moderna, cosmopolita, de intensa vida cultural e atrações turísticas às margens do Guaíba, lago que banha a cidade.
Há muito o que fazer nesta cidade, porém sugerimos alguns pontos imperdíveis.
Parque Farroupilha mais conhecido como Redenção, o parque foi fundado em 19/09/1935. Em seus 370.000 m² você poderá passear pelas árvores centenárias e espécies nativas do RS e o Brasil, especialmente na primavera colorida pelos ipês roxos e amarelos.
Há 45 valiosos monumentos em cobre e mármore, presentes de vários países instalados no local, destacando-se a fonte luminosa produzida em Nova Iorque e inaugurada em 1935 e o Monumento do Expedicionário de Antônio Caringi, uma homenagem aos pracinhas da 2º Grande Guerra.
Há também um orquidário, um mini-zoológico, 5 “playgrounds”, um parque de diversões infantil e os belos recantos solar, europeu, oriental e alpino. No Mercado do Bom Fim você poderá encontrar lojas de artesanato, floricultura, sorveterias e bares.
Para os esportistas, aí se aloja a melhor pista pública de atletismo da cidade, além de aparelhos de ginástica instalados no Parque Ramiro Souto.
Aos sábado, há a Feira Ecológica, onde são comercializados produtos integrais, verduras sem agrotóxicos e muitas variedades de mel. No entanto, se você deixar para visitar no domingo, irá se deparar com uma feira de antiguidades, artes plásticas, artesanato e gastronomia, reunindo mais de 300 expositores. Perfeito para tomar chimarrão e encontrar os amigos.
O Parque Moinhos de Vento ou “Parcão“, como também é conhecido pelos porto-alegrenses, foi oficialmente criado em 1972. É localizado no bairro de mesmo nome e possui 115 mil metros quadrados.
O nome vem da existência de moinhos que transformavam o trigo em farinha. O parque é hoje um ótimo local para a prática de cooper, em contato direto com a natureza ou nas pistas de 400, 650 e 1.100 metros. A infra-estrutura esportiva oferece, ainda, campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e mesa de pingue-pongue.
A sede administrativa do parque é uma réplica de moinho, cercada por um lago artificial e uma mini-cascata, que possibilita a vida aquática para a fauna composta por tartarugas, gansos, marrecos e peixes.
O Parque também conta com playground e com a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que possui cerca de mil livros (inclusive com títulos em braile).
A Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre. Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão – o tal “Gasômetro” fazia referência à área onde hoje está a Usina, chamada de Volta do Gasômetro.
A usina recebeu esse nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que ocupava as margens da rua Washington Luiz. Essa usina fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. A usina foi desativada em 1970 e incluso pensou-se em demoli-la, mas anos depois foi reformada, tombada e transformada em centro cultural.
É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural de Porto Alegre, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc.
O Guaíba é o grande lago ao qual Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região. O Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.
O porto é o maior porto fluvial do País, em extensão. Mantém oito quilômetros de cais acostável, dividido entre os cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias. Sua estrutura envolve 25 armazéns com 70 mil m², numa área total de 450 mil m².
Visitar o Mercado Público – um prédio em estilo neoclássico construído sobre o 1º aterro da cidade, datado de 1869 – irá garantir que você encontre especiarias e produtos típicos da terra gaúcha em suas lojas. Restaurantes, lanchonetes e sorveterias garantirão a sua diversão no maior centro de compras de Porto Alegre.