Curitiba é uma cidade do Sul do Brasil e capital do estado do Paraná e é conhecida mundialmente por ser uma das cidades pioneiras em desenvolvimento de uma “política verde”, isto é, criar um senso de ecologia e valorização da natureza nas próprias ruas da cidade. A cidade conta com uma grande quantidade de área arborizada por habitante não apenas nas ruas, onde foram plantadas milhões de árvores nos últimos anos, mas também nos inúmeros parques em todos os cantos da cidade. Seu sistema de transportes, realizado por Jaime Lerner, também é referência global, já foi exportado para vários países e, embora esteja saturado, continua sendo eficaz. A cidade hospedará alguns jogos da copa do mundo e melhoras no sistema de transporte estão sendo feitas para receber o evento.
A maneira mais rápida e com uma boa relação custo/benefício de se ver a maior parte dos pontos turísticos da capital paranense é utilizando o ônibus turístico, que já foi considerado um dos melhores serviços deste tipo do país. Ele percorre 44 km de pontos turísticos em pouco mais de duas horas e para em 25 pontos turísticos da cidade. Os ônibus dispoem de informações turísticas em português, inglês e espanhol e o bilhete custa R$27,00, você tem direito a embarcar cinco vezes no ônibus, isto é, pode descer e conhecer mais de perto até cinco atrações turísticas com a mesma passagem e esperar pelo próximo ônibus, que passa a cada meia hora.
O trajeto começa pela praça Tiradentes, berço da cidade de Curitiba, vai até a Rua das Flores, uma das principais ruas da cidade e depois até a Rua 24 horas, famosa internacionalmente por seus padrões arquitetônicos que foram restaurados recentemente. A próxima parada é o Museu Ferroviário, anexo da atual estação ferroviária de Curitiba localizado no Shopping Estação e depois para o Teatro Paiol. O sexto destino é o Jardim Botânico, famoso cartão postal de Curitiba inspirado em jardins Europeus e depois dele, o Mercado Municipal, um dos mais tradicionais mercados de frutas e especiarias de Curitiba, sem contar com a recentemente criada seção de orgânicos conhecida em todo o país.
Seguindo o roteiro,o ônibus passa pelo teatro guaíra/universidade federal do Paraná, pelo paço da Liberdade, Passeio Público, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Universidade livre do meio ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tingui, Memoral Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica e por fim o setor histórico.
O ônibus funciona diariamente das 09:00 às 19:00 e como as distâncias entre os principais pontos turísticos da cidade são bastante consideráveis, a linha de turismo acaba sendo uma opção bem vantajosa. É mais cara que os ônibus convencionais, com certeza, mas para quem está na cidade por apenas alguns dias e não tem tempo para perder, é certamente a melhor opção. As principais atrações, que não podem ser perdidas são o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame, o Parque Barigui, o Jardim Botânico e o Mercado Municipal.
1 comentário