Hoje recebemos a visita do Fernando Pereira do Blog Improvers, que adora viajar, conhecer lugares emocionantes e culturas diferentes e, depois, escrever sobre os lugares que visita como jornalista free-lancer.
Poucas experiências permitem perceber a intensidade de uma vida urbana como observar toda uma metrópole vista do topo de um arranha-céu. A cidade de Nova York é um dos principais destinos para quem procura conhecer uma grande megalópole de uma maneira diferente, vista do alto, por meio de edifícios modernos que desafiam a engenharia e a arquitetura.
A Big Apple conta com mais de cinco mil arranha-céus, uma categoria de edifícios de grande porte que, pelos padrões atuais para este tipo de construção, possuem pelo menos 150 metros de altura. Uma das tradições nova-iorquinas e principais cartões postais, a relação entre a cidade e seus skyscrapers começou cedo, ainda em 1890, quando foi erigido o World Building, com seus poderosos 106 metros. O edifício apenas foi demolido para acomodar uma expansão de acesso à ponte do Brooklyn.
Um verdadeiro boom de construção, entre as décadas de 10 e 30, trouxe ao mapa diversas construções pela cidade, entre elas, o Empire State Building, estrutura mais alta do mundo no período de 1931 e 1972, e considerada um das Novas Maravilhas do Mundo Moderno, pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Os arranha-céus dispostos por Nova York estão espalhados, na maior parte, por Midtown e Lower Manhattan, ainda que outros bairros também contem com estes enormes edifícios, oferecendo a turistas a oportunidade de encontrar diferentes lugares para visitar em Nova York, vista do alto. Hoje, já está aprovada a construção de mais de 300 arranha-céus, apenas aguardando detalhes finais para fazer parte do crescente horizonte da cidade.
Uma ótima vista de Nova York é a do Top of the Rock, um observatório situado entre os andares 67 e 70 do Rockfeller Center, também conhecido como 30 Rock, que permite uma visão praticamente em 360 graus de toda Manhattan. Dali de cima, é possível ver o Empire State Building, a Times Square, a ponte do Brooklyn e até a Estátua da Liberdade.
A importância dos arranha-céus para o turismo da cidade é tão grande que carros-protótipo estão sendo desenvolvidos, com teto de vidro, para servirem como táxis que, no futuro, permitam que moradores e visitantes possam observar os arranha-céus de Nova York enquanto estão nele.
Ao viajar para Nova York, não deixe de lado a oportunidade de visitar os arranha-céus da cidade. Entre as compras e os pontos turísticos, alguns dos seus melhores passeios pela cidade podem estar escondidos no topo de alguns dos edifícios mais altos do mundo.