Manaus é capital do Estado do Amazonas, porta de entrada para a maior floresta tropical do planeta, é banhada pelo Rio Negro e guarda um extraordinário estoque de recursos naturais, representando 20% da reserva de água doce do mundo, um imenso banco genético e grandes jazidas de minério, gás e petróleo.

No passado, a economia da cidade vinha da riqueza da borracha, atualmente sua principal força econômica vem do Pólo Industrial de Manaus, com empresas de tecnologia que a fazem ter o sexto maior PIB do país. Graças ao pólo tecnológico, houve uma grande vinda de asiáticos para a capital, especialmente de japoneses.

Manaus é ao mesmo tempo a metrópole da Amazônia e a terra de tradições como o Festival de Parintins e o boi-bumbá. Graças a sua localização, Manaus abriga cerca de 50% da população do Amazonas.

E entre indústrias e tradições, há muito o que visitar nesta cidade sede da Copa 2014.

O famoso Teatro Amazonas é o maior símbolo do apogeu econômico de Manaus. Com 700 lugares, ele foi construído com tijolos vindos da Europa, vidros franceses e mármore italiano. É por ele que passam importantes companhias de ópera, teatro e orquestras internacionais.

O Jardim Botânico Adolpho Ducke localiza-se dentro de uma reserva ecológica de 100 km², ostentando o título de maior do mundo, com uma grande quantidade de espécies vegetais e animais.

Se o calor estiver intenso, aproveite para mergulhas nos Balneários Públicos. Tarumã, Tarumãzinho e Cachoeira das Almas, igarapés (braços de rios) localizados nas proximidades da cidade são fontes de lazer para a população nos finais de semana. Atualmente vários balneários estão em fase de recuperação e urbanização.

E que tal visitar o Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra? A praia da Ponta Negra localiza-se a 13 km do centro de Manaus e é um dos mais importantes atrativos turísticos da cidade. O parque possui quadras esportivas de areia, ciclovia, mirante, playground, posto médico e um amplo calçadão com bares, restaurantes e lanchonetes. Aproveite para saborear a gastronomia local com um pôr-do-sol tão lindo que parece saído de um quadro. Se tiver sorte, talvez possa assistir a algum show no local, já que há uma grande infra-estrutura destinada para isso.

Porém se você deseja mergulhar na natureza, é bom lembrar que para acessar praias e parques muitas vezes você precisará de um barco, já que as praias aparecem logo após o início do período de vazante dos rios, de agosto a novembro.

Agende uma visita às Anavilhanas, localizadas 100 km acima de Manaus, próximo ao município de Novo Airão, no Rio Negro. É o maior arquipélago de ilhas fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas cobertas de floresta virgem formando um verdadeiro labirinto natural. Durante o período de secas, pode-se ver inúmeras praias de areias brancas e interessantes formações naturais de raízes e troncos.

E que tal visitar o local onde as águas escuras do Rio Negro se juntam às águas pardas do rio Solimões para formar o Rio Amazonas? As águas dos rios correm por uma extensão de 6 km lado a lado sem se misturarem graças a uma grande diferença entre as temperaturas das águas e velocidade de suas correntezas para encontrarem-se enfim e formarem o grandioso Rio Amazonas.

Aproveite para banhar-se na Cachoeira do Leão, localizada no km 34 da rodovia AM-10. A água é limpa e bastante fria.

Por fim, visite o Centro Histórico da cidade para conhecer o artesanato local e levar presentes para a família, os amigos e os seus, lógico.

2 Comentários
  1. Danilo

    Vai Manaus….
    É tudo isso aí, mais um monte de beleza natural.

    Indico ao Turista o Municipio de Presidente Figeuiredo que fica a 1h 30 min de carro da Capital Manaus, e também conhecida como a Terra das Cachoeiras.

    o/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar