Carnaval, samba e futebol: três substantivos que remetem quase que instantaneamente ao Brasil. O povo brasileiro tem fama mundial de festeiro, logo é natural que o Brasil tivesse também uma das maiores festas do mundo, o Carnaval. A festa é tão grande e contagiante que costuma-se dizer que o ano não começa oficialmente no Brasil, exceto depois do Carnaval. Com a vastidão de culturas existentes no país, é possível escolher entre as diversas opções para celebrar a data, seja com um tradicional samba, embalado pelo contagiante ritmo do axé ou do frevo, ou mesmo renovando o bronzeado em uma das muitas belas praias brasileiras.
Para aqueles que gostam do bom e velho samba, as duas melhores opções são as festas da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo. O carnaval do Rio de Janeiro tornou-se mundialmente famoso com o desfile das Escolas de Samba que ocorrem em dois dias seguidos, na famosa Marquês de Sapucaí. Fantasias deslumbrantes, carros alegóricos gigantescos, comissões de frente, um samba-enredo que é muitas vezes capaz de ensinar história melhor do que muitos livros e um samba tradicional, compassado e contagiante marcam aquele que é certamente o melhor carnaval do mundo, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, também há um tradicional desfile de Escolas de Samba em dois dias e com a mesma exuberância. Para os mais atentos, o que muda mesmo é a cadência do compasso do samba. Para os foliões, o que conta é a festa e em qualquer destino que você escolha certamente terá uma experiência inesquecível.
Porém, se você quer fugir do tradicionalismo do carnaval, uma excelente opção é fugir para as festas da região Nordeste, que mantém a tradição do carnaval de rua. Em Salvador, ao invés de samba, o carnaval é embalado por axé, trios elétricos e “hits” que acabam embalando o verão brasileiro, criados por artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leite, Chiclete com Banana e outros. Para participar da folia, normalmente é necessário adquirir um abadá para um dos muitos blocos carnavalescos existentes.
Já em Olinda e Recife, a temática ainda é o carnaval de rua, com bonecos gigantes e os foliões entram no ritmo do frevo, ritmo marcante do Estado de Pernambuco. É ainda em Recife que é possível encontrar o maior bloco carnavalesco do mundo, o “Galo da Madrugada”. Em Recife, ao contrário de Salvador, não é necessária a aquisição de abadás, sendo uma festa completamente aberta ao público.
Porém, se você quer apenas aproveitar o carnaval, mas não quer entrar em nenhuma festa, a sugestão é fugir para uma praia. O Brasil tem inúmeras opções de praias belíssimas para se visitar, porém se você busca fugir das regiões Sudeste e Nordeste, bastante visadas no carnaval, a região Sul tem ótimas praias, especialmente Santa Catarina. A capital Florianópolis é mundialmente conhecida pela beleza de suas praias, dentre as quais se destacam Barra da Lagoa, Ingleses, Jurerê, Lagoa da Conceição, etc.
Não importa para onde você decida ir no carnaval, há apenas uma certeza: a diversão estará garantida e as energias para começar o ano totalmente renovadas.