Um feriado bastante tradicional nos Estados Unidos, o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) é comemorado em novembro. Se estiver disposto a sentir um pouquinho do que é o Dia de Ação de Graças, vale a pena aportar em Nova York.
Um feriado que originalmente veio de um dia de trégua entre os peregrinos e índios para dar graças acabou mudando um pouco seu caráter e hoje tem uma famosa parada com balões gigantes, uma ceia típica com a família, seguida de futebol americano e finalmente um dia de abertura oficial de compras e do Natal.
Abraham Lincoln foi quem designou o Dia de Ação de Graças como feriado nacional e sempre ocorre na quarta quinta-feira de novembro.
A “Macy’s Thanksgiving Parade” é um desfile anual que ocorre no Dia de Ação de Graças. Começou em 1924 em um modesto desfile que continha os animais do Zoológico do Central Park. Alguns anos mais tarde, a Macy’s iniciou a tradição com balões, sendo o Gato Félix o primeiro personagem dos desfiles. O desfile atrai mais de 3 milhões espectadores que assistem ao desfile nas calçadas e outras 50 milhões de pessoas assistem ao vivo pela televisão. O desfile inclui carros alegóricos, bandas, líderes de torcida e, claro, os famosos balões gigantes, nos formatos de personagens famosos como Homem-Aranha, Mickey Mouse e Hello Kitty. A rota do desfile tem 4 quilômetros e mais de 8000 voluntários ajudam.
No dia de Ação de Graças, por volta das 9 da manha, a ‘Macy’s Thanksgiving Parade’ começa no lado oeste do Central Park, na 77th Street. O desfile continua descendo a 6th Avenue em direção ao Herald Square na 34th Street, onde fica a loja Macy’s. Desde as 6 da manhã, as pessoas vão se juntando ao longo da rota do desfile, para garantir uma boa visão. Então, se você quer um bom lugar ao longo rota para poder apreciar o desfile, é bom chegar o mais cedo possível. Muitas vezes alguns pedaços das ruas estão fechados para o público, evitando assim uma multidão de pessoas. Se você não conseguir um lugar, tente no próximo quarteirão. Os balões são enormes, não tem como não enxergá-los, mesmo a distância.
Na noite anterior ao desfile você pode ver os balões gigantes sendo inflados. Os balões são inflados em áreas designadas especialmente para esse evento, perto do Museu Americano de História Natural no Upper West Side. Você precisa ter muita paciência para chegar nessa área. Cercas são colocadas para criar filas, esperando que corra tudo tranquilamente. Se prepare para longas filas e ruas mais movimentadas, já que uma multidão vai ver os balões sendo inflados. As filas já começam na 79th Street e Columbus Avenue, por volta das 3 da tarde. A área fica aberta ao público até às 10 da noite.
Em 1934, os Detroit Lions estavam iniciando sua carreira e jogaram contra os Chicago Bears. Ainda que tivessem perdido, 26.000 lugares foram vendidos e o jogo foi transmitido nacionalmente na Rádio NBC. Então, desde 1945, os Lions jogam no Dia de Ação de Graças. Não deixe de assistir a um jogo de futebol, seja ao vivo ou na TV do seu quarto.
Ainda que o nome não seja muito atrativo, a Sexta-Feira Negra é a abertura oficial do comércio de Natal e se segue ao famoso feriado. Em 1950, o dia após o Dia de Ação de Graças muitos trabalhadores ficavam doentes e os gerentes chamava o dia de Black Friday. Em 1960, o Departamento de Polícia da Filadélfia assim a nomeou por conta do engarrafamento, das multidões e dos furtos que ocorriam no início dos feriados de compras. No entanto, em 1980, os comerciantes resolveram recriar o nome como algo positivo. Para eles, tinha a ver com a tinta preta que aparecia na folha de balanço como resultado do dia. Com preços realmente convidativos, as lojas lotam para que todos possam começar suas compras de Natal. E estar em Nova York facilitará e muito essa tarefa para você.
Não deixe de provar um típico jantar de Ação de Graças com uma bela torta de abóbora, calda de framboesa e cookies, claro. Emende uma corridinha no Central Park para queimar tantas calorias depois.