No Canadá, Toronto está para São Paulo, como Vancouver está para o Rio de Janeiro. Uma cidade bonita sem fazer esforço, Vancouver é abençoada por mar, montanhas, florestas e rios. Uma cidade para aproveitar as delícias da vida urbana com outro pé na natureza. Vancouver ostenta o título de melhor cidade do mundo para se viver, segundo a The Economist de 2011.
No verão, podem-se fazer trilhas nas três principais montanhas: Grouse, Cypress e Seymour. O mais amado espaço verde de Vancouver, porém, é o Stanley Park, parque a passos do centro da cidade famoso por um caminho a beira do mar de mais de oito quilômetros e o renomado Vancouver Aquarium, lar de diversos animais marinhos. A cidade também é ponto de partida ideal para explorar a região, como as florestas da grande ilha de Vancouver e os fiordes que recortam o litoral, isso para não mencionar a proximidade da cidade com alguns dos melhores resorts de esqui do planeta, em Whistler.
Se você está em Vancouver não deixe de conhecer Whistler. O melhor de tudo é que a viagem pode ser feita de trem, num percurso entre as montanhas e paisagens deslumbrantes de British Columbia. O trem para Whistler sai diariamente de North Vancouver (acessada de Downtown via Sea Bus ou ônibus). São oferecidas viagens diárias, que saem de Vancouver pontualmente às 8h30 da manhã. O trem chega a Whistler por volta das 11h30, numa viagem de aproximadamente 3 horas de duração. O trem conta com confortáveis poltronas e janelas panorâmicas. Além disso, há ainda um vagão panorâmico, ideal para tirar fotos e sentir o ar puro da floresta nativa de British Columbia. A viagem de trem para Whistler é inesquecível.
Com dias longos, que incluem por do sol às 21hs, o verão é muito aguardado pelos canadenses com suas muitas atividades e festivais. Para amantes de esportes e para quem curte uma vida ativa, Vancouver é um paraíso: mountain bike, caiaque, paddle boat, vôlei de praia, futebol no gramado, basquete, tênis, yoga, entre várias outras opções vão ocupar o seu dia. Opções de trilhas, caminhadas e cachoeiras estão por toda parte, bem próximas à cidade. Se você curte acampar, aproveite para conhecer ainda mais a natureza local.
Para amantes de arte e da música, é tempo de grandes festivais como o Festival de Jazz e Festival de Shakespeare. O festival Celebration of Lights também é uma das atrações mais esperadas do verão, onde milhões de pessoas se reúnem na praia English Bay para assistir o espetáculo de fogos de artifício. A competição dura duas semanas, onde países disputam pelo espetáculo mais deslumbrante, onde os fogos seguem o ritmo da música tema escolhida pelo país.
Vancouver é uma cidade repleta de diversidade e cultura. Conheça aqui alguns bairros que você não pode deixar de conhecer:
Chinatown – Área riquíssima culturalmente, colorida, exótica e vibrante. Com rica arquitetura e cheia de história, Chinatown oferece uma variedade de lojas, restaurantes, mercados além do famoso jardim chinês (Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden), Sam Kee Building (o prédio comercial mais estreito do mundo) e o Centro Cultural Chinês. Durante o verão programação com festas e mercados tomas as ruas de Chinatown.
Gastown – Fundada em 1867, este histórico distrito, conhecido como centro antigo, abriga inúmeros restaurantes, lojas de decoração, lojas de souvenir, além lojas de roupas feitas por designers locais e galerias com arte indígena nativa canadense.
Granville Island – Onde está situado o famoso mercado público de Granville Island, com uma incrível variedade de produtos de alta qualidade, incluindo frutos do mar, sobremesas, pães, massa fresca, queijos e embutidos. A região também é repleta de galerias de arte, com trabalhos de artistas locais, estúdios de arte, restaurantes, bares e lojas.
Granville St. – Localizada no coração de Vancouver, a Granville é o distrito do entretenimento. Com dezenas de opções entre bares, boates, restaurantes e lojas, essa é a rua mais popular para quem curte badalação, especialmente durante os finais de semana.
West End – Uma zona residencial dentro da região central de Vancouver, incluí prédios a beira mar e casarões pelas ruas largas e calmas do distrito. É uma das regiões mais densamente populadas do Canadá, com cerca de 40 mil pessoas vivendo entre os condomínios e casas. Várias opções de restaurantes e lojas pela região, mas a principal atração é a praia, em especial a English Bay.
Kitsilano – Na década de 1960 Kitslano era conhecida por ser uma região hippie, comparada muitas vezes ao Haight Ashbury em São Francisco. Hoje Kitsilano é uma área cheia de cultura e personalidade. Na quarta avenida encontre várias lojas, com designs locais, e restaurantes e cafeterias para todos os gostos. Durante o verão, passe o dia na praia, visite a piscina pública, jogue vôlei na areia ou faça um piquenique no gramado.
Steveston – Localizado ao sul de Richmond, Steveston é uma região que foi uma antiga vila de pescadores. Durante o verão visite o mercado local, e passe o dia entre as ruelas da vila e os restaurante a beira-mar. Você pode comprar peixes frescos direto do barco dos pescadores, ou se deliciar em uma das várias opções de restaurantes que servem frutos do mar.
O Niagara Falls, como são conhecidas dos canadenses, recebem cerca de 20 milhões de turistas por ano, sendo uma das atrações turísticas mais visitadas da América do Norte. As cataratas ficam na divisa entre o Canadá e Estados Unidos. Do lado canadense, o Queen Victoria Park possui vários jardins e diversos postos de observação com vista espetacular para as Cataratas. O posto de observação na Skylon Tower oferece uma vista panorâmica a 230 metros de altura – ponto mais alto da região. Os visitantes podem ainda fazer um passeio de barco e observar de perto a gigantesca cachoeira. As Cataratas ficam a 120 quilômetros de Toronto.