Em qualquer época do ano, viajar é algo extremamente prazeroso. Mais do que relaxar e recarregar as baterias, viajar nos enche a bagagem de boas experiências, memórias inesquecíveis (e outras nem tanto) e nos enriquece de inúmeras maneiras. Pensando nisso, estamos fazendo um especial de destinos internacionais para conhecer ao longo dos 12 meses do ano e trazer na bagagem mais do que presentes para os amigos.
No Brasil, janeiro é mês de praia, sol e diversão. E que tal mudar drasticamente e ir para um destino com neve? Nos EUA, um dos pontos mais conhecidos e sofisticados do turismo de neve é Aspen, no Colorado. A cidade tem 8 mil habitantes e recebe 100 mil pessoas no inverno (no entanto, há estrutura o suficiente para que não hajam enormes filas para chegar às gôndolas no topo). As montanhas são divididas em quatro estações: Aspen Mountain, Snowmass, Highlands e Buttermilk.
No país vizinho, o Canadá, o destino de neve é Whistler, na Columbia Britânica. Whistler está localizada a 120 km de Vancouver e sua estação vem recebendo o título de Ski Resort nº 1 da América do Norte há 5 anos. Ela está na base das duas montanhas mais altas da América do Norte, a Blackcomb Mountain e Whistler Mountain. Sua estrutura possui excelentes hotéis e luxuosos condomínios, restaurantes de nível internacional, muitas lojas e vida noturna intensa. Também há o Festival de Cinema de Whistler que ocorre em dezembro, além das galerias de arte como a Black Tusk Gallery.
Um pouquinho mais distante, no velho continente, o Mount Titlis na Suíça é um dos mais famosos da Suíça e o acesso não é dos mais complicados. Você pode pegar um tour para Lucerne e visitar as diversas atrações do resort que vão além do esqui: passeio em teleférico pelos Alpes, snowboard, snowshoe trench, passeio e charrete na neve, etc.
Ainda na Suíça, St. Moritz é outra estação imensa. São 350 km de pistas no total, para todos os níveis e adrenalinas. St Moritz também é a preferida de quem sofre com as temperaturas extremas, já que, lá, o clima é bem estável, com média de 9ºC. O local já sediou duas Olimpíadas de Inverno. Na Noruega, o Trysil fica na capital, Oslo, e possui várias estações de esqui acessíveis por trem.
Na versão brasileira do velho continente, a Itália possui o Ski Cervinia. As atividades são bem variadas: skatering, moonlight descentes, snowpark e helisking. É um dos resorts mais badalados da Itália.
Há opções para diversos gostos, bolsos e até mesmo para aqueles que querem apenas ver neve sem se aventurar a aprender a esquiar. Se você está cansado de fazer castelinhos na areia, vale a pena começar a pesquisar para começar a construir bonecos de neve e fazer anjos na neve. Pode ser que você nem ache assim tão frio.
Vale lembrar que o seguro viagem é sempre bem-vindo para que você possa se divertir muito, cair, possa até se machucar e ficar tranquilo em relação a sua saúde.