Notting Hill é um bairro de Londres bem famoso no mundo, muito por conta do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, lançado em 1999, no qual um dono de uma pequena livraria especializada em livros de viagem, Hugh Grant, se depara em sua loja com Anna Scott, super estrela de Hollywood, interpretada por nada menos que Julia Roberts. Seduzida pela vida pacata de um bairro pequeno e charmoso de Londres, Anna se apaixona pelo vendedor de livros e ele vice-versa e o resto todo mundo já sabe…
O filme foi filmado mesmo em uma livraria de Notting Hill, a The Travel Bookshop. Essa pequena loja atrai bastante turistas, loucos para tirar uma foto em sua fachada.
O bairro localiza-se perto do Holland Park e do Kensington Garden, áreas nobres de Londres. Aos sábados rola a charmosa feirinha na Portobello Road, de antiguidades e roupas vintage, além de frutas, verduras e comidas diversas.
É possível comprar armações de óculos especiais e antiquíssimas, sapatos e roupas exclusivas em brechós ao ar livre. Se você é de São Paulo, basta pensar que é uma feira da Praça Benedito Calixto gigante. Se você é ou já foi a Curitiba, deve ter visitado a “feirinha” do Largo da Ordem, que é gigantesca, Portobello Market tem mais ou menos o mesmo tamanho, mas, claro, tem produtos diferentes à venda.
Além de fazer compras sensacionais você pode almoçar em uma das barraquinhas da feira. A oferta de pratos é exuberante: árabes, indianos, italianos, espanhóis etc. Como não podia deixar de ser, terá bastante tenda brasileira pra nos dar o prestígio de degustar as nossas comidas típicas, tomar um coco, uma caipirinha e ouvir um pouco de música brasileira também. Uma mistura de carnaval caribenho e brasileiro aonde tudo acaba em diversão.
Claro que o lugar todo fica repleto de turistas, então tenha cuidado com os seus pertences. Apesar de não ter ouvido ninguém falar que foi assaltado em Londres, pode haver um oportunista.
Considerado o maior festival de rua da Europa, o carnaval de Notting Hill acontece todos os anos no mês de agosto desde 1964.
Dançar ao som de calipso e soca, samba, fantasias que lembram muito as do Carnaval brasileiro junto a esculturas diversas, tudo isso misturado às vibrantes atrações da cultura caribenha. Esse é o carnaval que atrai cerca de um milhão de pessoas para as ruas de Londres.
E por que esse carnaval acontece em Notting Hill? A história desse carnaval começa com a vinda de imigrantes caribenhos após o fim da II Guerra Mundial, se localizando no bairro de Notting Hill, formando uma grande comunidade. A tradição do carnaval no Caribe começou em Trinidad, em 1833, para marcar o fim da escravidão. Em Londres, o primeiro carnaval aconteceu em 1964 e desde então acontece durante dois dias (domingo destinado às crianças e segunda aos adultos) durante o bank holiday (feriado) de agosto.
O primeiro dia (domingo) é o Kid´s Day por ser um dia menos cheio e voltado para que as famílias também possa ir para as ruas. Outra diferença do nosso carnaval é que tanto no domingo como na segunda, as festividades se encerram cedo, em torno das 19hs, mas para os que quiserem continuar aproveitando podem se juntar a algum dos diversos After parties que acontecerá em ambos dias. No dia seguinte (segunda) é o Adults Day com as principais atrações e muita festa.
As ruas lotam e por isso mesmo recomenda-se o uso de transporte público para chegar ao famoso Carnaval londrino. Se as estações superlotarem elas serão temporariamente fechadas, mas esperando um pouco, elas poderão ser novamente abertas para uso.