Enquanto no Hemisfério Sul começamos a nos preparar para o friozinho gostoso do Outono, no Hemisfério Norte é tempo de primavera, flores e muita celebração.
As tulipas holandesas são famosas no mundo todo e se você deseja vê-las florescendo, seu destino é o Keukenhof, na Holanda, o maior parque de flores do mundo. Mais de 7 milhões de bulbos de flores são plantados todos os anos. Jardins e quatro pavilhões mostram uma coleção fantástica de tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras beldades floridas. Um verdadeiro espetáculo de cores e perfumes.
O parque abre apenas oito semanas por ano, de abril a maio, e atrai cerca de 800.000 visitantes. Keukenhof fica a apenas meia hora de Haia, Haarlem, Leiden, Delft e Amsterdã. Se você ficar em Zandvoort, Noordwijk ou Leiden poderá ir a Keukenhof de bicicleta, evitar o trânsito e ter uma trilha para nunca mais se esquecer.
Ainda em abril, no dia 30, comemora-se o Dia da Rainha na Holanda, desde 1949. Era o aniversário da Rainha Juliana, que subiu ao trono naquele momento. A data foi mantida quando Beatrix se tornou rainha. E a partir de 2014, comemoraremos o Dia do Rei no dia do aniversário do Rei Willem-Alexander, que é 27 de abril. Pelo menos nos anos em que o seu aniversário não for em um domingo.
Mais uma dica imperdível é combinar o parque com a Parada das Flores, que começa no domingo, 3 de maio às 9h30 e termina em Haarlem às 21h. Por volta das 15h30, a Parada das Flores passa por Keukenhof. No domingo, 4 de maio, você pode admirar o trabalho da Parada das Flores em Haarlem, onde os carros alegóricos ficam em exibição até às 17h.
Entre os meses de março e abril, o Japão transforma-se em um imenso tapete em tons de rosa, devido à floração das delicadas e efêmeras cerejeiras, conhecidas em japonês como sakura.
No Monte Fuji, uma das visões mais encantadoras do arquipélago é enriquecida com as cerejeiras que estão em toda a região. Com o tempo aberto, é possível escalar o Fuji-san, como ele é carinhosamente chamado, e ver todo o espetáculo do alto da 35ª montanha mais alta do planeta. Localizado a oeste de Tóquio, entre as províncias de Shizuoka e Yamanashi, esse símbolo do país proporcionará fotos incríveis durante o hanami, a famosa observação e ceia debaixo dos sakura.
O Portão Ishikawa, do Castelo Kanazawa, tem seu perímetro desenhado por sakura. Construído em 1583, na Era Edo, esse castelo pertenceu à poderosa família Maeda, senhores de Kaga.
Outros castelos que servem de palco para os sakura são o Castelo Kaminoyama, em Yamagata, e o Castelo Inuyama em Aichi.
No Parque Kakuzan, na cidade de Tsuyama, os festejos começam em meados de abril. Esse parque possui mais de 5 mil árvores e é um dos mais procurados por japoneses e turistas.
Em Shizuoka, as comemorações podem ser vistas em três lugares diferentes: às margens do Rio Nakagawa, próximo as montanhas de Yamizo e Nasu, um lugar histórico e com espaço para divertidos piqueniques. No distrito de Kawazu, as ruas estão repletas de sakuras, deixando bairros inteiros com as cores da primavera japonesa. Outro ponto cheio de beleza é a região de Ieyama, com suas ruas e ciclovias seguidas de belas cerejeiras.
Diante de tudo isso, só resta dizer: Boa viagem e prepare para se encantar!