Bem vindos ao nosso Guest Post, hoje com a visita de Mariana Hillbrecht do FalaTurista.
Moradora de Curitiba, atualmente, Mariana cursa o último ano de Jornalismo na Pontifica Universidade Católica do Paraná – PUC PR e trabalha a FalaTurista, empresa de reserva e avaliações de hotéis pela internet. Adora viajar para lugares desconhecidos e por isso escreve sobre turismo. Ir a praia é com ela, nascida em Curitiba PR frequenta desde criança a ilha de São Francisco do Sul. Adora esportes, porém apenas como hobby. Praticou durante 10 anos Handebol, na sua época de colégio.
Os encantos do principal parque de Curitiba. Jardim Botânico em Curitiba.
Ao pensar na capital paranaense a primeira imagem que nos vem à mente são as lindas estufas de aço e vidro do Jardim Botânico de Curitiba, o local que é um dos principais cartões postais da cidade e que desperta um verdadeiro encantamento em seus visitantes. Muitos turistas, ainda no aeroporto o na rodoviária dizem: “Onde fica o Jardim Botânico? Quero conhecer!”
Construído em 1991, o Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, conhecido popularmente apenas como Jardim Botânico, recebeu o nome para homenagear uma grande urbanista que ajudou a planejar a cidade de Curitiba.
O lugar é tão popular entre curitibanos e turistas que visitam a cidade que no ano de 2007 foi o monumento mais votado na eleição das sete maravilhas brasileiras. O projeto arquitetônico do local é assinado por Abrão Assad, que inspirou-se nos mais belos jardins europeus para elaborar a forma com que o Jardim Botânico de Curitiba seria construído. Suas estufas feitas de aço e vidro abrigam milhares de espécies da flora nacional, além de ser referência para pesquisas sobre a botânica no estado do Paraná e vários estados do país.
Sua área se constitui em 245 mil m², onde os turistas encontram diversas formas de lazer, entretenimento e cultura. Canteiros geométricos, museu botânico, jardim das sensações, pista de bicicleta, quadras de tênis, campos para a prática do futebol e vôlei, além do Espaço Cultural Frans Krajberg fazem parte do complexo do Jardim Botânico. O museu do parque é referência nacional em pesquisas sobre a flora nacional. O jardim das sensações é uma trilha de aproximadamente 200m de extensão onde o visitante percorre o trajeto de olhos vendados conhecendo as plantas a partir dos outros sentidos, como o tato e olfato. As quadras e pistas para as práticas esportivas reúnem milhares de pessoas todos os dias, mas principalmente nos fins de semana, garantindo muita diversão e a prática esportiva.
Já o Espaço Cultural Frans Krajberg é um local reservado para as artes dentro do jardim. Lá você pode encontrar mais de 100 esculturas doadas por diversos artistas, principalmente obras do artista que dá nome ao espaço cultural. As obras do artista também são encontradas em Paris e Nova Viçosa na Bahia. Entre outras obras que compõem o acervo do Espaço Cultural estão fotografias,vídeos e textos voltados a botânica que são base para ações educativas e servem também para a documentação e referência sobre arte no meio ambiente.
A região do Jardim Botânico também abriga excelentes hotéis em Curitiba e fica próxima do acesso ao centro da cidade, por essa razão, muitas pessoas gostam de se hospedar por lá. Além disso, a região também abriga outro importante ponto turístico e cultural da cidade, o Teatro Paiol, famoso por sua arquitetura e história. O local também merece uma visita, quem sabe você não consegue prestigiar alguma peça ou show que esteja em cartaz?
Curitiba é assim: repleta de belezas, culturas das mais diversificadas e muito contato com o meio ambiente. Visitar a cidade é um passeio muito prazeroso e que vale a pena. O Jardim Botânico não pode ficar de fora e merece uma atenção especial quando você vier visitar Curitiba.
Se você mora na cidade, e ainda não conhece o parque, está esperando o que? Programe o passeio e tenha um dia maravilhoso e muito divertido.
Siga Mariana no @falaturista
muito legal!boas informações tb:)
Essa cidade é simplesmente maravilhosa, realmente a melhor capital do Brasil
@tata, vale a pensa a visita, não acha?
@joao carlos, Curitiba está cada vez mais encantadora mesmo.