Hoje recebemos a visita da Sara Trindade, que tem como objetivo conhecer todos os países da Europa e suas culturas. Atualmente, está estagiando em Munique, Alemanha, e no próximo ano vai estudar em Amsterdão, Holanda.
Quem escolhe a opção de intercâmbio na Europa, encontra várias alternativas diferentes. Diferenças de temperatura, língua, cultura ou comida são apenas algumas das coisas para se pensar antes da viagem. Mesmo sendo essa escolha tão difícil, há para todas as preferências. O artigo de hoje vem defender a posição de uma cidade, que na minha opinião, é muito subestimada – Bruxelas, na Bélgica.
Na capital da Bélgica se fala 2 língua oficiais: o francês e o flamengo. Assim, é muito habitual encontrar coisas escritas nas 2 línguas, como nas ruas, os monumentos, os menus por exemplo. Também é considerada como a capital da União Européia, pois é a sede da Comissão e do Conselho Europeu.
Um dos grandes aspectos vantajosos de Bruxelas é a sua localização na Europa. Visto que um dos maiores objetivos do estudante de intercâmbio é visitar o máximo de cidades possível ao menor preço, esta cidade é uma ótima alternativa. A centralidade da capital da Bélgica tem como grande aliado um enorme aeroporto low cost em Charleroi. Pesquise onde você pode encontrar viagens baratas para ir para Oslo, ou Noruega e viaje por lá ou para onde quiser pagando pouco. Outra dica bem legal de fim de semana é a companhia de trem Belga, que oferece uma tarifa chamada Weekend (50% de desconto no valor dos bilhetes, desde as 19h de sexta-feira até a noite de domingo) em viagens dentro da Bélgica. Vale conferir cidades bem legais como Brudges ou a Antuérpia de forma bem econômica.
Uma caracterísitca muito atraente é a gastronomia. Para quem gosta de batata frita, chocolate, waffle ou cerveja, dizer “cuidado para não exagerar” é pouco. Uma visita no centro pode deixar qualquer um com água na boca com os aromas dos diversos produtos expostos nas vendas. Sem falar do prato tradicional mousles frites mexilhão com batata frita que é muito gostoso.
Os pontos turísticos de Bruxelas também são muito legais. Tem a Grand Place bem no centro da cidade, onde você encontra a Maison du Roi, a Câmara Municipal, as Guidhalls. Do Atomiu, monumento que representa uma molécula aumentada em 165 milhões de vezes, você pode visitar um museu, ter uma vista bem bacana da cidade, que fica toda iluminada à noite. O pequeno e adorável Menneken Pis (o menino fazendo xixi) é um dos grandes símbolos da cidade. Também háo Palais Royal (Palácio Royal), o Edifício do Parlamento Europeu, o Parque de Bruxelas, a Catedral Saint Michel et Gudule, Porte Hall, o Palácio da Justiça, entre outros.