O Guest Post de hoje é com Bruna Rodrigues, que mora na cidade de São Paulo e adora viajar.
Entenda por que o coração da zona Sul bate em Copacabana.
Princesinha do Mar. É assim que foi carinhosamente apelidada a praia referente ao – talvez! – bairro mais bonito do litoral carioca. Se não o mais bonito, com certeza o mais charmoso. Copacabana não é apenas um bairro nobre da Cidade Maravilhosa, mas um marco brasileiro, referência de bom gosto e alegria, um lugar que todo mundo deveria ter o prazer de conhecer antes de morrer.
De Sacopenapã à Copa
Localizado na zona Sul do Rio de Janeiro, o bairro mais famoso do Brasil carrega sobre seu nome muitas lendas; independente de qual seja a origem da palavra Copacabana, o importante é que a região, antes conhecida como Sacopenapã, nomeou-se oficialmente como a conhecemos hoje durante o século XVII, após a chegada de espanhóis à cidade. Até então, a região possuia apenas uma capela (que depois seria conhecida como Nossa Senhora de Copacabana), o Forte Reduto do Leme e algumas pequenas construções.
A urbanização de Copacabana teve seu início a partir da extensão das linhas de bonde e da inauguração da imensa Avenida Atlântica, a famosa Avenida “dos Eventos”, em 1906, pelo prefeito Pereira Passos. Em 1923, com a inauguração do lendário Copacabana Palace, o bairro deslanchou. De lá para cá, Copacabana transformou-se em um dos bairros mais completos da cidade do Rio de Janeiro; lá não faltam bares, cafés, shoppings, cinemas, restaurantes, casas noturnas, feiras de arte, teatros, casas de show, igrejas, e um comércio incrivelmente diverso. Atrai não só pela elegância, mas também por ser um dos pequenos pólos culturais mais completos da cidade, com casas de cultura e exposições de diversos cunhos artísticos.
Para os que vivem em Copacabana, nada falta. Supermercados, lojas de utilidades, móveis, casas para todos os gostos, apartamentos luxuosíssimos e, para fácil mobilidade, o bairro ainda contra com aproximadamente 80 linhas de ônibus que o possuem em sua rota e três estações de metrô: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. Se você mora na zona Norte, não demora a chegar em Copacabana. Se mora nas demais regiões, também não.
Se Ipanema é a mãe da bossa nova, Copacabana é a madrinha. E como não se inspirar com tamanha beleza? Entre moradores ilustres de Copacabana, estão os ex Presidentes da República Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Emílio Garrastazu Médici e outras personalidades, como Dorival Caymmi, Maysa, Ângela Rô Rô, Assis Chateaubriand, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Clóvis Bornay, Dercy Gonçalves, Elis Regina, Elza Soares, Angela Maria e Narcisa Tamborindeguy.
O que fazer em Copacabana
Ao passear por Copacabana, a sensação que temos é de que o paraíso é a terra – o mar de um lado, construções majestosas do outro e o povo mais receptivo do Brasil ao redor. E isso a qualquer hora do dia: Copacabana é um bairro diurno e noturno. Aproveite a praia durante o dia e o agito da noite carioca após o pôr do sol, as opções são infinitas. Com a quantidade de opções públicas de transporte do bairro, você também pode curtir a noite Copacabanense morando em qualquer lugar da cidade.
Quer jantar à beira mar? O famoso Alcazar (av. Atlântica, 3.530) oferece variedade petiscos e um delicioso chopp com a melhor vista possível. Ainda próximo ao mar, você pode conhecer as deliciosas pizzas do Dom Camillo (av. Atlântica, 3.056).
Para curtir a noite em Copa e ainda comer bem, o Cervantes (av. Prado Júnior, 335) é o bar ideal. Perfeito para se frequentar à noite, mas com aquele arzinho de restaurante, o Cervantes (av. Prado Júnior, 335 B) oferece petiscos, lanches e ótimos drinks a preços módicos. Agora se você quer ouvir música, o The Clover Irish Pub (av. Atlântica, 3.0056, Lj. B) é o lugar certo.
E por que falar em lugares para se divertir ou comer se temos, em Copacabana, uma das praias mais lindas de que se tem notícia no Brasil, a Praia de Copacabana?
Com aproximadamente 4 quilômetros de extensão, a famosa praia de Copa é, além de uma das praias mais famosas do mundo, palco de inúmeros eventos que já virão ou já vieram ao Brasil, como por exemplo o épico show dos Rolling Stones em Copacabana, ou então The Black Eyes Peas, Rod Stewart e até mesmo Cláudia Leitte. Ir para Copacabana e não experimentar um delicioso banho de mar é como ir ao Rio de Janeiro e não apreciar suas paisagens.
Hospedagem
Se hospedar em Copacabana pode não ter a faixa de preço mais barata do RJ, mas vale cada centavo quando falamos de custo-benefício.
Temos o, sempre lembrado, Copacabana Palace (av. Atlântica, 1.702), mas se você não está preparado para tanto, hotéis como Copacabana Mar (rua Ministro Viveiros de Castro, 155), Califórnia Othon (av. Atlântica, 2.616), Hotel Bandeirantes (rua Barata Ribeiro, 548) e Hotel Atlantis (rua Bulhões de Carvalho, 61) podem ser opções válidas. Se você prefere algo mais aconchegante que um hotel, luxuoso ou não, pode optar por aluguel de casas para temporada. A zona Sul do Rio de Janeiro é repleta desse tipo de hospedagem.
Visitar Copacabana com certeza renderá à sua viagem um toque especial; e, se você é brasileiro, tem obrigação de ver esse aglomerado de belezas naturais com os próprios olhos enquanto vive.