Um dos destinos de verão preferidos dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades do litoral do Epí­rito Santo que melhor combina lazer com infra-estrutura. A orla, com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes – caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta -, atrai famílias com crianças e idosos que curtem águas calmas e transparentes e areias monazíticas.

Guarapari - Turismo no Brasil - 365 Dias Viajando

Já a turma jovem marca presença nas praias Enseada Azul e Meaípe – esta útima mantém o astral de vila de pescadores e é o cenário ideal para o lançamento dos modismos de verão. Por lá ficam também os melhores restaurantes de frutos do mar da região, especializados na moqueca capixaba. O prato preparado em panelas de barro, ao contrário da receita baiana, não leva leite de coco e azeite de dendê. Meaí­pe é  famosa ainda pela noite agitada. Junto com a vizinha Nova Guarapari, concentra as mais concorridas boates e casas noturnas da cidade.

Guarapari também reserva surpresas para os esportistas. Nas sossegadas praias do Sol, d’Ulé, Setibão e da Cerca há boas ondas o ano inteiro, assim como na movimenta praia do Morro. Os mergulhadores, que encontram águas ainda mais cristalinas entre dezembro e maio, fazem a festa nos naufrágios, ilhas e recifes bem próximos da costa. São peixes e corais coloridos, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas espalhados por Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa.

Não perca:

A  autêntica moqueca capixaba – sem azeite de dendê e leite de coco – siga para a praia de Meaípe. Por lã estão os melhores restaurantes especializados na receita.

Moqueca Capixaba - Turismo no Brasil - 365 Dias Viajando

Mergulho:

Entre os meses de dezembro e maio -a melhor época para a prática do mergulho em Guarapari – a visibilidade das águas chega a 15 metros. A vantagem da cidade é a proximidade da costa em relação aos melhores pontos para curtir o esporte. Em menos de uma hora de passeio de lancha chega-se a ilhas, naufrágios e recifes repletos de peixes coloridos, corais, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas. Para snorkeling e batismo, o ponto ideal é Três Ilhas. Já os mergulhadores avançados seguem para a região do Farol da Escalvada e Ilha Rasa. Entre os naufrágios, os mais procurados são o Bellucia e o Victory 8B.

Parque Estadual Paulo César Vinha

A reserva ecológica estende-se por uma área de 1.500 hectares, abrigando praias, dunas, manguezais, vegetação típica de restinga e lagoas. Por lá também estão animais típicos da região, como o ouriço-preto, a cegonha e a preguiça. Há trilha para caminhada de meia hora de duração.

Parque Estadual Paulo César Vinha - Turismo no Brasil - 365 Dias Viajando

Onder comer:

Cantinho do Curuca

Famoso, tradicional e na beira da praia, é especializado em moqueca capixaba. Não deixe realmente de conhecer, pois é  imperdível, o local é extremamente agradável e a comida sensacional.
Cozinha: Regional
Bom para ir: com a família, com os amigos,
End: Av. Santana, 96
Tel: (27) 3272-1262 begin_of_the_skype_highlighting              (27) 3272-1262      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              (27) 3272-1262      end_of_the_skype_highlighting

Guaramare

O restaurante funciona na casa do proprietário, em um ambiente aconchegante e rústico. Não há cardápio, sendo que os pescados são levados à  mesa para a escolha do cliente, que decide como será preparado – com massa, grelhado, em paella… Na baixa estação funciona somente mediante reservas para um mí­nimo de dez pessoas
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos,
End: Av. Meaípe, 716
Tel: (27) 3272-1300
Site: www.guaramare.com

Como chegar

De avião

O aeroporto mais próximo é o de Vitória, a 64 quilômetros (o aeroporto de Guarapari recebe apenas aviões de pequeno porte)

De carro

Acesso pelas rodovias BR-101 e ES-480. Para quem vem de outras cidades do Espí­rito Santo o acesso é pela ES-060 (Rodovia do Sol)

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar