Se Deus é brasileiro ou não, não podemos comprovar, mas que a fé está fortemente presente em território nacional, isso é inegável. Prova disso é que o turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo e especialmente no Brasil.
Viajar para um destino religioso é a possibilidade de adquirir novos conhecimentos através de manifestações religiosas, arquitetura de igrejas e museus sacros. No mundo existem lugares bem procurados pelos peregrinos que são famosos no mundo inteiro, como a Basílica de São Pedro no Vaticano, Lourdes, o Santuário de Fátima, Jerusalém e claro, o Caminho de Santiago de Compostela, reconhecido pela UNESCo como o primeiro itinerário Cultural Europeu da Humanidade. Além desses, vale lembrar a maior peregrinação do mundo, o Haji, um dos cinco pilares sagrados do Islam, com uma jornada que começa em Mina a 5km de Meca e repete os passos do profeta Mohamad.
E inspirando-se nessa jornada para renovar, reacender ou iniciar sua fé, citaremos alguns destinos para inspirar suas viagens da Semana Santa.
Santuário de Aparecida (Aparecida do Norte)
Em Aparecida “bate o coração católico do Brasil”. A Basílica Velha ou Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a guardiã da religiosidade e d fé do povo brasileiro. É o símbolo da Capital Mariana do País. Nos degraus de pedra da entrada estão as marcas de muitos pés, joelhos e lágrimas de peregrinos que por ali passaram. Ela foi inaugurada em 1745, passou por reformas e ampliações que estão sendo registradas nas diversas datas cravadas em suas imponentes paredes externas. Até hoje é marco da história da fé que alimenta a cidade, com suas duas torres, os sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.
Em Porto Iguaçu, no antigo bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul é onde a imagem da santa foi encontrada e, por isso muitos gostam de visitar o local. O lugar pertence à arquidiocese desde 1951. O Porto Iguaçu foi transformado em ponto turístico e a inauguração das novas instalações deu-se em 11 de outubro de 1997. O monumento Os Três Pescadores, escultura do renomado artista Chico Santeiro, esculpida em 1970, foi preservado. A singela capela, obtida por inteligente recurso de uma parede de vidro atrás do altar, permite compor um ambiente ecológico religioso adequado à interiorização e à oração. Pode-se chegar lá em um passeio de charrete e subir ou descer o Rio Paraíba do Sul em passeio de balsa.
A Basílica Nova ainda está em construção e foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) declarou oficialmente a basílica de Aparecida, o Santuário Nacional. De estilo neo-romântico, foi projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. A basílica Nova conta, basicamente, com quatro naves juntando-se em cruz, em cuja intersecção ergue-se a imponente cúpula. Tem capacidade para abrigar de 45 a 70 mil romeiros.
O primeiro relógio de flores do Vale do Paraíba, com 9m de diâmetro, foi inaugurado em 2 de dezembro de 2003, na Praça Victor Coelho de Almeida. Nele estão plantadas mais de quatro mil mudas de todo o Brasil. Junto ao relógio estão dois belíssimos painéis que retratam um pouco da história da cidade.
Guaratinguetá
Situada no Estado de São Paulo, a cidade merece destaque por ter sido local de nascimento de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro. É onde ele construiu o Mosteiro da Luz, e consequentemente este é o local onde o número de fieis cresce a cada ano em busca de informações sobre a vida, obra e milagres do Santo.
Nova Trento
Esta é a região de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, principal motivo das visitas religiosas à cidade. Há um santuário dedicado a Santa Paulina, primeira santa brasileira, localizado no bairro Vígolo com aproximadamente 9.000,00 m² de área. Há atividades religiosas (missas, bênçãos, espaços para oração, reflexão e confissão) e também atrações culturais, ecológicas e históricas. Foi planejado para receber aproximadamente 3 mil pessoas, o Santuário tornou a cidade de Nova Trento um importante referencial de turismo religioso no estado de Santa Catarina e no Brasil.
Na Semana Santa, há a caminhada ao Santuário do Morro da Cruz. O morro localiza-se a 525 metros de altitude, após uma trilha de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, principalmente do Vale do Rio Tijucas. Ao longo da subida há 14 capitéis formando a Via Sacra e uma fonte de água potável e natural. O Santuário abriga diversas relíquias centenárias dentre elas uma Cruz que foi implantada em 1899 e está localizada atrás da Igreja na parte mais alta do morro.
Santa Cruz
Esta pequena e pacata cidade situada no Rio Grande do Norte é situada no alto, tem uma vista panorâmica espetacular e é onde encontra-se um santuário com a maior imagem de Santa da América Latina Santa Rita de Cássia, possuindo 56 metros de altura com a base e 48 metros sem a base. A inauguração dessa grandiosa imagem de Santa Rita de Cássia aconteceu no dia 27 de setembro de 2010. Desde então que a cidade recebe inúmeros romeiros de todo o mundo o ano inteiro. Há restaurantes, livrarias,capela e muito entretenimento na cidade.
Juazeiro do Norte
A famosa romaria de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte/Ce é uma das mais fascinantes manifestações religiosas do nosso país. Ela ocorre no dia 02 de novembro, mas a cidade é visitada durante todo o ano por curiosos e fies que geralmente pagam promessas, ou simplesmente buscam uma renovação da sua fé.
Nova Jerusalém
Para quem deseja vivenciar um dos maiores espetáculos artístico-religiosos nacionais, caracterizado por uma encenação da Paixão de Cristo, a visita a Nova Jerusalém/PE é obrigatória. A encenação ocorre durante a páscoa na paixão de cristo onde vários romeiros e turistas assistem de perto com fortes emoções toda a via-crúcis.
Sergipe
O estado de Sergipe condensa peregrinações conhecidas regionalmente com uma grande quantidade de romeiros. Na cidade de Divina Pastora, a peregrinação ocorre no 3º domingo de outubro e foi criada por Dom Luciano Cabral Duarte em 17 de outubro de 1971. Atualmente atrai milhares de pessoas que saem em caravanas em todo o Estado ao santuário de Divina Pastora.
Mas a celebração não se restringe somente a essa cidade. Com relação às festas religiosas vale ressaltar a Festa de Bom Jesus dos Navegantes que abrange as cidades de Propriá, Neópolis, Gararu e Aracaju. E a Festa de senhor dos Passos em São Cristóvão, que atrai romeiros de todo Estado.