A beleza natural do Rio de Janeiro é indiscutível, mas a cidade também é rica em monumentos históricos. E ser lembrado através de um monumento em uma cidade como o Rio é ser eterno duas vezes.
Tão importante quanto ser lembrado, ou talvez até mais, é ter o prazer de construir uma obra e deixá-la com seu nome gravado para a eternidade. Afinal para a obra ter seu valor reconhecido, precisa ter seu nome ligado ao artista que a criou, para assim, ela se fundir com o autor e sua história.
Porém, na cidade maravilhosa, que conta com centenas de monumentos, há uma curiosidade: existem mais de 100 obras de arte espalhadas pela cidade sem autoria e origem conhecida. Não podemos falar de todas elas, mas escolhemos cinco, assim, quando você estiver na cidade maravilhosos, pode visitar esses misteriosos monumentos.
Replica das Estações
O monumento fica na Praça Paris, na Glória e a escultura representa as estações do ano. O que se sabe é que é uma réplica das que existem no Palácio de Versalhes, na França. No entanto, o escultor ninguém faz ideia de quem seja. Bem como a data de sua inauguração, nem o motivo de estar ali.
Relógio da Glória
O Relógio da Glória todo mundo que visita a região conhece ou já ouviu falar, mas o que ninguém sabe mesmo foi quem o esculpiu. Até se sabe que foi inaugurada em 1905 pelo prefeito Pereira Passos, mas as informações sobre o monumento acabam por aí.
Busto do Barão do Rio Branco
O Busto do Barão do Rio Branco existe, o ano de sua inauguração também, 1926, é bem visitado e conhecido, mas ninguém faz ideia é de quem o esculpiu, nem por inciativa de quem ele foi lembrado e colocado no local.
Estátua de Mercúrio
Feita em mármore Carrara, com mais de dois metros de altura e colocada em frente ao Planetário da Gávea, na Zona Sul carioca, fica a Estátua de Mercúrio, desde a década de 1970, ou seja, recente para um monumento, mas o artista da obra é totalmente desconhecido.
Mulher sobre um felino
No Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, na Zona Sul da cidade fica a Mulher Sobre um Felino, também em mármore Carrara, e que ninguém sabe quem seria. Até há uma assinatura do artista, porém ilegível. Não existe nem o ano de sua confecção.