Muitas pessoas pensam que contratar uma agência de viagens é sempre a melhor opção para não ter que lidar com a dor de cabeça de planejar uma viagem do zero, reservar hotéis, passagens aéreas, passeios, traslados e até mesmo gastos com alimentação. De fato o trabalho de organizar tudo isso pode ser um tanto tedioso mas é preciso ter muito cuidado na escolha de uma boa agência de viagens.

Um caso que recentemente ganhou a atenção da mídia nacional foi o da agência de viagens Trip And Fun, que lesou mais de 6.000 clientes no país inteiro que haviam comprado pacotes para os Estados Unidos, Argentina e para o México. Várias escolas e universidades haviam fechados pacotes de formatura e vários eventos tiveram que ser cancelados devido à falta de compromisso da empresa. Estima-se um prejuízo de mais de 20 milhões de reais para as vitimas que ficaram não só sem o dinheiro, mas também sem a viagem. A Trip And Fun foi fechada há algumas semanas e promete a devolução do dinheiro de seus clientes após a reestruturação da empresa.

Existem várias agências que, ao contrário da citada, oferecem serviços de pacotes turísticos há décadas e nunca tiveram problemas do tipo.  Desde agências com pacotes mais populares como a CVC até agências especializadas em programas de estudo como a STB. Pesquisar é fundamental para evitar cair em golpes, perder dinheiro e ainda arriscar ficar sem a tão sonhada viagem.

É preciso também ficar atento a promoções que correm sites de compras coletivas pois, apesar dos preços tentadores, estes pacotes geralmente são para viagens que não coincidem com as férias escolares, em baixa temporada e não incluem serviços como traslados e alimentação e no fim estes pacotes podem acabar saindo ainda mais caros do que um pacote padrão de agências de viagem renomadas, é preciso realizar as contas para ver se realmente está economizando.

Os principais cuidados que se deve ter com agências de viagem são de sempre manter uma cópia dos contratos assinados e documentos que discriminem em detalhes todos os serviços incluídos nos pacotes para que você possa reclamar seus direitos mais tarde, caso seja necessário.

Serviços de reserva e sites de compra de passagens online são outra opção muito comum para quem viaja com frequência pois são excelentes serviços de comparação de preços mas uma dica importante é utilizar apenas empresas estáveis e com experiência como o Submarino Viagens ou Decolar, para evitar cair em golpes. A regra de ouro sempre é válida: se algo é bom demais para ser verdade, provavelmente é (do inglês, if something sounds too good to be true, it probably is).

Nem sempre a melhor agência irá oferecer os melhores preços ou condições de pagamento mas tenha em mente que é preferível pagar um pouco mais caro e garantir a viagem do que arriscar ficar em casa durante as férias para economizar um pouco. Para aqueles que não se importam com o trabalho de fazer reservas e tudo mais, organizar a viagem por conta também é sempre uma opção e, na maioria dos casos, mais barata do que contratar os serviços de uma agência.

4 Comentários
  1. Sou agente de viagens e concordo com grande parte do que foi escrito. É preciso escolher uma agência seria para organizar a viagem, para não correr riscos. Discordo porém, quando você diz que sai mais barato contratar serviços por conta, ao invés de utilizar uma agência.
    Quem remunera o agente de viagens é sempre o fornecedor, através de comissão. O cliente não é onerado por comprar com o agente. Muito pelo contrario, normalmente, consegue preços bons devido aos acordos que as operadoras tem com fornecedores. Além disso, o agente de viagens é aquela pessoa que vai cuidar de cada detalhe para você, vai organizar sua viagem para que nada dê errado. E o agente de viagens também pode te ajudar quando você estiver na viagem e tiver algum contratempo, precisar trocar passagem… essas coisas. Sem contar na economia de tempo!
    O serviço do agente de viagens merece ser mais valorizado!!!

  2. Geórgia Honório

    @Erica Klain, obrigada pela sua colaboração. O agente de viagens possue papel fundamental na organização de uma viagem, por diversas vezes viajamos através de agências aqui 365 Dias Viajando, porém quando realizamos todo o processo de reservas de hotéis, compra de passagens e etc por nossa conta em diversas situações acabamos economizando.
    É claro que isso pode variar de agência para agência e também com os serviços escolhidos no pacote, por isso recomendamos sempre aos viajantes efetuarem as contas sobre o que será mais vantajoso para ele, acrescentando também todo o trabalho e tempo investidos se desejar realizar por conta própria.

  3. Anderson Schoenwetter

    Olá, Georgia!

    Eu gostei muito do texto, realmente é um recado bom, pois viajo muito e estou apreendendo mais portugues. Passei mal em viagem, e a Agencia deixou nos esperando 7 horas no saguao do hotel, sem deixar ir apartamento e voo as 3h40 fretado. Nao quero problemas, aprecio essas informacoes.Boa sorte!!!

    Grate!

  4. Ney Fernando V. Pinheiro

    Concordo com tudo que foi arrolado nessa questão entretanto, aconselho mais pela escolha de uma boa e respeitável Agencia por fatores diversos, sendo o principal deles, o conhecimento e experiencia fundamentais e necessários à uma boa jornada turística responsável pelo sucesso do passeio, coisa que, dificilmente quem planeja e visita determinados destinos pela primeira vez conhecem e que são conclusivos para jornadas felizes e sem transtornos. Para os mais experientes e que conhecem os contatos , rede hoteleira, pontos turísticos e Tours tradicionais, aí sim, não só economizam de fato como também satisfazem todas as pretensões pré programadas para si e seus acompanhantes ou pessoas e/ou grupos recomendados.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar