A copa do mundo FIFA de futebol de 2014 será, finalmente, realizada no Brasil e agora muito se discute sobre a infra-estrutura do país para receber um evento desse porte. Os investimentos para a copa chegam a mais de cinco bilhões de reais segundo dados divulgados pela imprensa, onde quase dois bilhões são apenas para a construção e reforma de estádios. Outras obras incluem reformas e expansão de aeroportos, rodoviárias, investimentos em segurança pública, divulgação e eventos que acompanham toda copa do mundo.
As cidades sedes da copa 2014 escolhidas foram Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá. É a primeira vez na história que o Brasil vai hospedar uma copa do mundo FIFA e embora muitas obras estejam em atraso, todos os preparativos estão sendo feitos para garantir aos fãs de futebol a melhor copa do mundo que já existiu.
O mascote da copa do mundo de 2014 foi anunciado há pouco tempo, em Março de 2012 e dentre os quatro candidatos; Arara, Saci-Pererê, Onça-Pintada e Tatu-bola, o tatu bola foi o ganhador e será mostrado ao público em Setembro, em uma cerimônia organizada pelo comitê organizador local. O tatu-bola é uma especa originalmente brasileira e é atualmente ameaçado de extinção. A idéia de torná-lo mascote da copa de 2014 foi de uma ONG da Caatinga que se dedica à preservação dos poucos tatus-bola existentes.
Uma grande preocupação da FIFA e de outros órgãos internacionais é a existência de hotéis em quantidade suficiente para receber uma quantidade de turistas jamais vivenciada pelo país antes mas para solucionar este problema, linhas especiais de credito do BNDES, Banco Nacional do desenvolvimento foram criadas para a construção de hotéis, pousadas e albergues para garantir que nenhum turista fique sem hospedagem. Mesmo com essas medidas, vários hotéis já oferecem pacotes para a copa de 2014 e muitos já estão até mesmo lotados, principalmente aqueles com localizações privilegiadas.
Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza, por exemplo, são cidades que estão acostumadas e muito bem preparadas para receber uma quantidade grande de turistas, que já acontece todos os anos. Outras cidades ao Sul como, por exemplo, Curitiba e Porto Alegre, costumam receber turistas principalmente durante o inverno mas dispõe de uma estrutura um pouco mais limitada, já que recebem uma quantidade menor de turistas que outras grandes capitais e é por isso que grandes investimentos estão sendo feitos na infraestrutura destas cidades, principalmente no que diz respeito a aeroportos.
Investimentos altíssimos, atraso nas obras, criticas da mídia nacional e internacional e outras várias situações ainda serão parte dos noticiários até a realização da copa, mas não há duvida que, mesmo assim, a copa do mundo FIFA 2014 realizada no país do futebol é uma combinação que não pode dar errado. O país inteiro se prepara para receber um dos eventos esportivos mais importantes do mundo em 2014 e apenas dois anos mais tarde, em 2016, os jogos olímpicos!