Zurique é o perfeito protótipo de uma cidade europeia. Visite a face antiga da cidade, onde se encontra a maioria dos seus edifícios representativos e também suas mais modernas instalação, apesar de Berna ser a capital suíça, em Zurique que se contenta em ser a capital do cantão de mesmo nome, e onde tudo acontece. Alugar um carro barato é a melhormaneira de descobrir que, apesar de não ser a cidade da Suíça administrativamente mais importante, é a mais populosa.
Como em todas as cidades, as dúvidas sobre a possibilidade de alugar um carro para fazer turismo pode nos fazer desistir da ideia, mas em Zurique será fácil, pois existem muitas empresas de aluguel que fará sua ideia de percorrer a cidade mais baratas do que os próprios transportes públicos, isto se quiser conhecer verdadeiramente a cidade.
Entre os atrativos naturais, podemos destacar o Rio Limmat, considerado o protagonista da cidade porque fica localizado na foz do lago de Zurique. Mas não é o único na localidade, pois o Rio Sihl também cruza o Limmat, na parte final da Praça Platzspitz, ao lado do Museu Nacional da Suíça.
Por falar em Museu, para aqueles que gostam de conhecer um pouco mais sobre a historia de onde está visitando, não pode deixar de ir aos museus de Zurique, começando por Landesmuseum, uma bela linha do tempo da idade da pedra aos dias atuais, contando com mais de um milhao de objetos, pintura e interiores. Para os vidrados em ciencia e tecologia, nao pode deixar de dar uma olhada no Technorama, fica a dica também para uma viagem aos registros fotográficos de Fotomuseum.
Ainda na parte antiga, para os amantes de uma bela arquitetura, nao pode deixar de conhecer a Catedra de Zurique, um belo monumento que transmite todo o cenário nostálgico do lugar. Mas não é apenas isso, nesta altura, o melhor é caminhar ao redor e absorver a atmosfera cultural que envolve Zurique.
Na verdade, diz-se que o movimento dadaísta surgiu no Gabinete Voltaire em Zurique em 1916 e muitos artistas e compositores populares viajaram para a cidade para viver em liberdade intelectual e criativa. Assim, para além dos museus, salas de concerto e teatros, podemos encontrar mais de 500 bares, discotecas e clubes noturnos. Uma verdadeira festa, como pode imaginar.
No que diz respeito a festivais, em Zurique é realizado um dos mais importantes da Suíça, sendo o mais popular , Sechseläuten, conhecido como Festival da Primavera e também a Knabenschiessen. O Züri-Fäscht, embeleza com flores e iluminação toda a cidade, terminando com um impressionantes fogos de artifício junto ao lago, ideal para um momento romântico e intímo.
Terminar sua viagem nesta cidade e não visitar o Zürich Opera House, um dos melhores auditórios musicais na Europa, localizado na famosa Rua de Falkenstrasse, seria um crime!
A melhor época para viajar para Zurique é, sem dúvida, o verão, pois é quando podemos desfrutar de uma temperatura mais agradável. E embora você possa achar quente, as temperaturas raramente ultrapassam os 25 graus. No inverno, no entanto, o frio pode ser muito intenso, e se ainda quiser alugar um carro terá em encontrar um com bancos aquecidos.
Zurique é um destino fascinante, ideal para quem procura conhecer um pouco da origem, da historia e da cultura da Europa, pois os suíços têm fama de serem pessoas extremamente organizadas, simpáticas e trabalhadoras, sendo um povo que sabe acolher divinamente.