Há algumas semanas, o processo para solicitação e retirada de vistos para os Estados Unidos sofreu reformas para tentar diminuir as grandes filas de espera e, portanto, acelerar o processo. O 365DiasViajando preparou um guia passo a passo para quem vai viajar à terra do tio Sam e precisa tirar visto.

 1. Formulário Online

O início do processo começa na internet, através do site Noninmmigrant Visa onde se deve preencher o formulário DS-160. Todos os campos do formulário devem ser preenchidos em inglês e uma foto também deve ser enviada durante o preenchimento. Durante o cadastro é importante ter em mãos os documentos que comprovem a viagem, passaporte e vistos antigos para os EUA, caso existam.

 2. Pagamento

Todo solicitante de visto americano que não exija petição deve pagar uma taxa de 160 dólares, que pode ser feito através da internet ou telefone com cartões de crédito ou em qualquer agência do CitiBank. Também é possível emitir um boleto bancário.

 3. Agendamento

Uma vez que a taxa está paga e o formulário DS-160 preenchido, é necessário agendar uma entrevista e uma visita ao centro de coleta de dados, que vai recolher uma foto e impressões digitais antes da entrevista. Tudo pode ser agendado pelo site do governo norte americano ou por telefone. Os tempos de espera dependem do estado de residência de quem está pedindo o visto.

 4. Recolhimento de dados

Depois de tudo agendado, o primeiro passo é comparecer ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) munido de passaporte e da confirmação de preenchimento do formulário DS-160 para a coleta de dados biométricos. Os CASVs estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília e todos os solicitantes devem se dirigir a um destes centros para a coleta dos dados.

 5. Entrevista e entrega

A entrevista consiste na apresentação do passaporte e da confirmação de preenchimento do formulário DS-160, bem como justificativa da viagem. Após isto, basta aguardar um pouco e o passaporte, já com o visto, será entregue pelo correio ou um horário para retirada será marcado, caso o solicitante more em uma das cidades onde se fazem as entrevistas.

visto americano

Muitas pessoas têm medo de ter o visto negado, mas na maioria dos casos, os vistos são emitidos com sucesso e sem complicações. O fato de ter que se deslocar até uma das grandes capitais não é exclusividade do governo dos Estados Unidos, quase todos os consulados de países que exigem vistos para a entrada de turistas, estudantes ou trabalhadores tem procedimentos semelhantes para a solicitação de visto.

Se ainda tiver dúvidas sobre o processo de solicitação e retirada do visto, o governo dos Estados Unidos dispõe de um telefone para contato e uma página na internet contendo as dúvidas mais freqüentes de pessoas na mesma situação que você. Existe um telefone de contato para cada estado do país, que pode ser acessado através da página CSC Visa Information na aba “Centro Telefônico de Informação”. No mais, basta seguir todos os passos com atenção e aproveitar a viagem!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar