Uma das mais belas vistas da Serra Gúcha está localizada no município de Canela, que fica ao ladinho de Gramado. A Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, tem um arroio em formato de (adivinhe?) caracol, que despenca de uma altura de 131m.
Conhecida internacionalmente pelo seu charme europeu e pelos eventos que realiza, a cidade de Canela encanta seus visitantes com sua colonização alemã e italiana.
Canteiros floridos casas em estilo colonial, clima agraável das montanhas gaúchas, cafés coloniais, os chocolates, a gastronomia. Tudo em Canela tem um toque especial da natureza que abençoa a região.
Está situada a 830 metros acima do nível do mar, tem clima agradável e paisagens naturais imperdíveis em meio a serra gaúcha. Rodeada de parques, pinheiros, matas e sede da Cascata do Caracol – um dos símbolos da região – Canela é ainda um ótimo destino para quem quer praticar esportes radicais como o rafting e o rapel.
A cidade tem uma ótima infra-estrutura hoteleira e gastronômica, que mescla os sabores dos primeiros moradores europeus com o sabor da cozinha do Rio Grande. A combinação entre a farta mesa, um bom vinho ou licores regionais, doces e chocolates são um atrativo à parte, principalmente no inverno, quando as temperaturas aqui são mais baixas.
Por todas estas razões Canela exerce fascínio sobre seus visitantes e, não é a toa, tornou-se um dos principais destinos da Serra Gaúcha. E quem já visitou sabe por quê.
Algumas atrações turísticas de Canela
Parque do Caracol
Constituído pela Cascata do Caracol e diversas trilhas ecológicas auto-orientadas. Possui estrutura de lazer com churrasqueiras, banheiros, lanchonete e lojas de artesanato. Um trenzinho leva as crianças para conhecer outras atrações como o faroeste e a cidade-fantasma do parque. Uma escadaria de 927 degraus leva ao topo da cascata.
Castelinho
A casa construída no início do século contém velhos utensílios e móveis antigos. No primeiro pavimento não foram utilizados pregos ou parafusos para a montagem da estrutura de madeira, mas somente encaixes de precisão e pinos. O turista pode provar um dos mais famosos apfelstrudel da região. Acesso pela Estrada do Caracol, km 3.
Mundo a Vapor
Parque temático sobre as máquinas a vapor do início do século. A visitação começa num passeio de trem por um bosque, com túnel do tempo, laguinho com roda d’ água e ferraria até chegar a estação 1929. Av. Dom Guanella, 1.177, tel: (54) 3282.1125.
Catedral de PedraA Igreja de Nossa Senhora de Lourdes é um prédio no estilo inglês. Toda revestida em basalto, apresenta uma torre de 65m de altura, com um carrilhão de 12 sinos. Localizada na Rua Borges de Medeiros, s/n, Centro.
COMO CHEGAR:
Avião: até Porto Alegre (Rio Grande do Sul) vôos regulares.
Carro: de Porto Alegre é“ 135 Km pela BR-116, direção norte, virando à direita em Nova Petrólis até Canela.
De Florianópolis (Santa Catarina) – 553 Km pela BR-101, direçã£o sul, virando à direita na RS-453 (Rodovia do Sol), virando á esquerda na RS-020 por 30 Km, quando se vira à direita para Canela.
Dicas de viajante:
As tortas do castelinho realmente são muito boas, não deixem de experimentar. São caras, mas é uma chance única e imperdível, outra igual vai ser difícil de experimentar.
A gastronomia de Canela é espetacular. A Confeitaria Marta também. Merece destaque. A cidade é limpíssima e as pessoas são educadas e acolhedoras, tratam aos visitantes como fossem pessoas familiares.
Gosta de curtição? Então vá para o Bill bar.