Quando você imagina uma viagem para a França, é possível que pense imediatamente em Paris e em seus pontos turísticos mundialmente conhecidos, como a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre. Além disso, é provável que também associe o país a uma gastronomia requintada e lugares luxuosos, como bares, restaurantes e casas noturnas. Tudo isso está correto, mas agora você vai descobrir que a França não é só isso. Já conhece o chamado Caminho Francês?
Também conhecido como Caminho de Santiago, é uma rota de peregrinação que já era percorrida no século IX, por aqueles que tinham como destino a Catedral de Santiago de Compostela, onde supostamente estaria o sepulcro do apóstolo Santiago Maior. É um caminho que, na verdade, não se limita à França, espalhando-se por vários países europeus e que voltou a ganhar destaque na década de 1980, depois de ter ficado “adormecido” por muitos anos.
Esse Caminho recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, na França, em 1998, mas hoje já é menos uma forma de peregrinação do que um passeio cultural, durante o qual os turistas podem refletir e, até mesmo, reforçar a própria espiritualidade. Trata-se de lançar um novo olhar sobre o turismo na França e na Europa como um todo, aproveitando para conhecer aquilo que nem sempre é indicado em itinerários de turismo por ser menos comercial.
Saint Jean Pied-de-Port é uma cidade francesa pela qual o caminho passa, e que vale a pena uma visita! É bem pequena, com cerca de mil habitantes e uma porção cercada por muralhas que protegem uma fortaleza. É uma autêntica aula da história medieval “in locu”. Essa mesma aula continua em Pamplona, cidade com maior extensão do caminho, com palácios renascentistas e uma das mais incríveis catedrais do continente!
Você também vai passar pelo Viloria de Rioja, um vilarejo que não chega a ter nem 100 habitantes, por isso, fique atento! Lá você encontra o albergue de Acácio e Orietta, um casal de um brasileiro e uma italiana, amigos, inclusive, de Paulo Coelho! São conhecidos por tratarem os hóspedes com todo o carinho, portanto, essa parada é obrigatória!
E não se esqueçam de programar suas viagens com antecedência, assim sempre encontrará as melhores tarifas e também encontre as melhores promoções de hotéis.