Berlim, a capital da Alemanha, marcada pelo 09 de novembro, data da queda do muro mítico que separou durante quase três décadas um povo, dividido por dois sistemas políticos opostos. As experiências da época do Muro de Berlim, juntamente com a superação de duas guerras mundiais, fazem desta cidade um dos mais interessantes e atraentes pontos turísticos da Europa. Escolher Berlim como um destino turístico é o remédio para ser capaz de absorver cultura, arquitetura, arte, vida noturna e gastronomia… tudo marcado pela natureza severa de sua bagagem histórica.
O que ver em Berlim?
Talvez um dos mais importantes monumentos em Berlim é o Portão de Brandemburgo, localizado no centro da cidade, foi construído na imitação dos edifícios clássicos de Atenas. Foi originalmente à porta da cidade para o leste, e após a construção do muro tornou-se inacessível. Hoje, este lugar é um ponto de encontro de centenas de turistas e também de berlinenses.
No Portão de Brandemburgo começa a Avenida Unter den Linden, uma das principais da cidade, e termina na ponte Schlossbrücke. Nesta avenida estão as principais embaixadas, edifícios como o Arsenal ou Zeughaus, a Ópera, a Universidade, a Biblioteca da Universidade, a Catedral de St. Hedwig, entre outros. Sem se afastar muito da Porta de Brandeburgo, pode encontrar a Pariser Platz, onde econtramos alguns dos edifícios mais importantes da cidade, incluindo a embaixada dos EUA, a Academia de Belas Artes, o Museu de Kennedy e o Palácio de Wrangler, entre outros.
A poucos metros se encaixa o Reichstag ou o Parlamento alemão, um edifício construído em 1894, mas caiu em desuso ao longo dos anos e eventos que foi passando. Após a reunificação, e ainda hoje, permanece ativo e é considerado o centro da política alemã.
Uma das atrações do Reichstag é a sua cúpula de vidro, projetada por Norman Foster em 1999 e lembra a original que foi destruída após a Segunda Guerra Mundial.
Se caminharmos mais um pouco, encontramos o Memorial do Holocausto, dedicado às vítimas judaicas que morreram durante o genocídio nazista na Segunda Guerra Mundial. É composto por 2.711 blocos de concreto de diferentes tamanhos e ocupa uma área de 19.000 metros quadrados. Debaixo deste edifício impressionante, existem alguns quartos que contam a história fatídica de milhares de pessoas, sua biografia e nomes de prisioneiro e datas de nascimento de cada um.
Potsdamer Platz era uma das mais movimentadas praças da Europa durante os anos 20 e 30, cheia de cafés e lojas. No entanto, foi arrasada durante as atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Com a reunificação, a sua reconstrução, dando um toque futurista para a implementação de altura com prédios modernos. Alguns dos edifícios estão localizados na torre de Potsdamer Platz Torre ou no centro Sony.
O viajante não pode deixar Berlim sem visitar os vestígios do Muro de Berlim, embora a maior parte dele tenha sido demolido nos dias seguintes à sua queda. Juntamente com outras atrações da cidade, alguns vestígios ainda sobrevivem, como aquele localizado ao norte do centro na Rua do Mühlenstrasse, medindo 1.316 metros de comprimento e está decorado com pinturas diversas.
Mas, além das visitas turísticas típicas, Berlim é o lar de um grande número de museus com obras de todos os estilos e épocas. Alguns dos mais importantes são: Pergamon, Altes Museum, Alte Nationalgalerie, Hamburger Bahnhof, Friedrichswerder, Nova Galeria Nacional, Museu ou Ethnologisches Ägyptisches Museum.
Vá a Berlim, e conheça uma das cidades com mais história do mundo, onde se respira cultura.