E quando chega a hora de fazer as malas, seja na ida ou na volta, sempre bate aquela preocupação com o que levar, quanto se pode levar, o que pode ir na bagagem de mão e o que deve ser despachado. E quanto aos animais? O 365 Dias Viajando fez um resumo de tudo o que você precisa saber sobre suas bagagens antes de viajar.
Bagagem despachada
Para viagens internacionais com saída do Brasil, passageiros tem direito a duas malas de até 32kg tanto no trajeto de ida quanto de volta e de 23 kg para viagens nacionais. É importante lembrar que vôos internos dentro dos Estados Unidos ou da Europa tem um limite de 23 kg por passageiro, então quem pretende viajar dentro da Europa de avião deve levar apenas uma mala não ultrapassando este limite para evitar pagar taxas de excesso de bagagem, esta regra não se aplica para vôos de conexão que tiveram saída do Brasil, apenas para vôos internos saindo de um país da Europa para outro.
As limitações de conteúdo nas bagagens despachadas, ou de porão, são um pouco menos rígidas que aquelas da bagagem de mão. São proibidos munições, explosivos, fogos de artificio, etc. Enfim, qualquer substância explosiva ou incendiária.
Bagagem de mão
Os limites de peso e dimensão para as bagagens de mão variam de empresa para empresa mas em geral, para classe econômica são permitidos uma mochila, bolsa ou mala de pequenas dimensões e uma bolsa para câmera fotográfica ou notebook, com peso geralmente limitado em 12 kg para vôos nacionais e internacionais. Vôos internos na Europa, por exemplo, têm limitações de 10 kg e apenas uma bolsa, na maioria das empresas aéreas.
Bagagens de mão só podem conter líquidos em embalagens individuais de no máximo 100 ml, não totalizando mais do que 1 litro no total para vôos nacionais e internacionais. Estes líquidos devem estar embalados em embalagens plásticas transparentes, que devem ser sempre retirados da bagagem durante o raio-x. Objetos cortantes, explosivos, ferramentas, aerossóis e armas de fogo ou não também são proibidos a bordo de qualquer vôo. Líquidos comprados nas lojas dentro dos terminais de embarque, os free-shops ou duty-free, podem ser carregados a bordo desde que estejam lacrados, serviço oferecido pelas próprias lojas.
Animais
As regras para o transporte internacional de animais envolvem atestados de vacinação emitidos por um veterinário autorizado para o serviço e, em alguns países, até mesmo a emissão de vários outros documentos garantido a propriedade e origem do animal. Todos estes cuidados se devem ao controle de epidemias e doenças transmitidas por animais. Deve-se verificar estes procedimentos com a embaixada do país de destino com no mínimo um mês de antecedência para garantir que toda a documentação ficará pronta a tempo.
Excesso de bagagem
Caso as dimensões ou peso de suas bagagens ultrapasse o limite permitido pelas companhias aéreas, você será cobrado um excedente de bagagem ou de peso e cada empresa é livre para estes valores. A melhor opção é sempre evitar o excesso de bagagem mas caso não seja possível, entre em contato com a empresa para se informar sobre os valores.