Ricardo Freire lança um livro recheado de dicas preciosas para nós ‘viajantes’ aproveitarmos as nossas férias nas praias brasileiras.
“Não temos as praias mais bonitas, mas temos as praias mais gostosas do mundo”, diz Freire na abertura do livro.
Um guia de fácil leitura que traz diversas informações, desde as características do clima até como chegar a praia escolhida.
O autor fez uma seleção de dez praias para cada estilo de viajante, que são:
Para Nadar
Sancho, Fernando de Noronha (PE)
A praia mais bonita do Brasil também é a mais gostosa. O mar transparente está sempre calmo; mesmo na época do sweel (dezembro-março) é possível entrar n’ água sossegado, aproveitando a marolinha. Quem levar snorkel também vai ver peixinhos juntos às pedras do canto direito.
Para paquerar
Conceição, Fernando de Noronha (CE)
Não é para isso que se vai a Fernando de Noronha, mas a praia da Conceição acaba se prestando magnificamente à arte de azarar. Como é o que mais se aproxima de uma ‘praia urbana’ em Noronha, é para lá que a moçada vai no fim da tarde, depois de mergulhar, fazer trilhas ou explorar o resto da ilha.
Para paquerar GLS
Canto esquerdo da Praia Mole, Florianópolis (SC)
A Praia Mole inteira é território de paquera; seu canto esquerdo foi escolhido pelo público GLS. É um lugar estratégico: de lá sai a trilha para a Praia da Galheta, praia de nudismo também muito frequentada pelo pessoal do arcoíris.
Melhor praia da cidade
Porto da Barra, Salvador (BA)
A prainha do porto da Barra tem águas mais cristalinas dentre todas as praias urbanas brasileiras. O lugar é um microcosmo de Salvador: todas as tribos passam por ali. Enquanto outras praias de cidade acabam encobertas pela sombra dos prédios no começo da tarde, o Porto da Barra, voltando para o oeste, funciona até tarde — e o pôr-do-dol é magnífico.
Para lua-de-mel
Praia do espelho (BA)
A maioria dos visitantes vem de Porto Seguro, Arraial d’ Ajuda e Trancoso para passar o dia. Mas antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde a praia mais bonita da Bahia fica privativa dos gatos-pingados que se hospedam em suas boas pousadas pé-na-areia. Vá na lua cheia, para namorar na praia.
Serviço de bordo
Jericoacoara (CE)
Jeri é linda de ver, mas o mar, rasinho, funciona mais para quem windsurfa do que para quem quer tomar banho. Em compensação, os bares da praia são ótimos — têm espreguiçadeiras de madeira e nenhum móvel de plástico à vista. Escolha entre o Club Ventos, no canto direito da praia, ou o bar de praia do hotel Mosquito Blue.
Para surfar
Ilha Grande (RJ)
Talvez não seja a melhor praia para surf, mas é sem dúvida a mais bonita praia para surfar. O mar azul-clarinho, a mata atlântica que abraça toda a enseada, as pedras do lado direito: o visual é tão impressionante quanto as ondas que quebram no inverno.
Para se hospedar
Praia do Toque, São Miguel dos Milagres (AL)
A chamada Rota Ecológica alagoana tem uma coleção de pousadas com ótima relação custo x benefício, em todas as faixas de preço. Dos bangalôs com piscina privativa da Pousada do Toque aos chalés em meio ao coqueiral da Côté Sud, a praia tem acomodações confortáveis e alta gastronomia por preços sempre inferiores ao que custariam no Sul da Bahia ou em Santa Catarina.
Para ir com crianças
Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)
Metade da praia é de mar, a outra é de rio — mas em toda a sua extensão o mar é verde ou azulado, e rasinho. Perfeito para levar os pequenos.
Para se isolar
Patacho & Laje, Porto de Pedras (AL)
Essas duas praias contíguas são virtualmente desertas; eventualmente podem aparecer os moradores das rendodezas num domingo ou feriado — mas não há excursões nem bares. Um privilégio de quem se hospeda nas charmosas pousadas à beira-mar.
Certamente ao ler alguma dessas seleções você pensou que era exatamente o que você busca e ficou com vontade de viajar agora mesmo, então aproveite a dica, pois o livro tem inúmeras dicas que serão de extrema utilidade nas escolhas das próximas viagens, sem dúvida é um livro que não pode faltar na estante de qualquer viajante.
Dica: Na Fnac esse livro está em promoção, veja aqui!
um dia vou conhecer todas estas praias :*