Alugar um carro no exterior pode ser mais fácil do que parece. Grandes locadoras ao redor do mundo permitem reservar através da internet, garantindo que o carro no modelo que você quiser, com os acessórios de sua escolha e até mesmo um carro blindado, esteja a sua espera assim que você desembarcar em seu destino. Quase todos os aeroportos do mundo dispõe de empresas oferecendo estes serviços mas quase sempre, com um preço mais caro.

Seja nos Estados Unidos, na Europa ou na América do Sul, alugar um carro vai garantir um conforto extra para aqueles viajando de uma cidade a outra porém, para se locomover dentro de uma cidade, nem sempre alugar um carro é uma boa idéia. Cidades como São Paulo, Miami ou Paris são conhecidas por terem um trânsito caótico que, além do stress, vai acabar te fazendo gastar mais tempo no trânsito do que gastaria a pé ou usando um transporte coletivo.

A carteira de habilitação brasileira é aceita em quase todos os lugares do mundo, com exceção da Rússia e da Grécia, porém o DETRAN recomenda que todos os Brasileiros que vão dirigir no exterior possuam uma permissão internacional para dirigir, que pode ser exigida em qualquer unidade do DETRAN do Brasil através do pagamento de uma taxa. A maior parte das locadoras de veículos fora do Brasil vai pedir apenas passaporte, habilitação nacional e o pagamento para a liberação do veículo mas ter este documento é barato e pode ser de grande ajuda em caso de acidentes, por exemplo e até mesmo em caso de multas no exterior.

Todas as locadoras de automóveis oferecem, junto com a locação, a contratação de um serviço de seguro de furto e em caso de acidentes. Caso seu carro seja furtado ou extraviado em um acidente, deve-se entrar imediatamente em contato com a locadora, que lhe informará todos os procedimentos legais a serem feitos junto com a seguradora. Vale lembrar que o preço da franquia do seguro sempre é pago pelo locador e não pela locadora, então verifique os planos de seguro oferecidos pela empresa antes de escolher o mais barato já que este provavelmente terá uma franquia de valor muito mais alto em caso de acidente ou furto do veículo.

Muitas pessoas gostam de alugar carros em uma cidade e deixá-los em outra e isto é certamente possível com todas as grandes empresas de aluguel de veículos, mas é sempre bom prestar atenção às taxas, principalmente na Europa, onde várias empresas cobram taxas extras por este tipo de locação.  Outra recomendação é sempre devolver o carro com o tanque cheio já que,em caso contrário, você será cobrado por este serviço e o valor cobrado será certamente mais alto do que você  gastaria para fazê-lo você mesmo.

Outras dicas, um pouco mais óbvias, envolvem prestar atenção aos diferentes tipos de sinalização e regras de trânsito, que podem mudar de país para país, bem como os limites de velocidade permitidos por lei para diferentes tipos de veículos em diferentes tipos de estradas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar