Que tamanho não é documento Águas de São Pedro sabe muito bem. Este é o menor município do Brasil, localizado a cerca de 40 km de Americana e a 170 km de São Paulo, a cidade possui águas medicinais com alto teor de enxofre que são o cartão postal da cidade.
Logo na entrada, o Portal acolhe de braços abertos seus visitantes, com suas cascatas valorizando a principal riqueza da cidade: as águas medicinais.
O Balneário Municipal é um ambiente reservado para o bem estar, estética e principalmente tratamento da saúde a base das águas medicinais. O principal banho é o de imersão na “Água da Juventude” – água com enxofre – realizado em banheiras individuais com box privativo, que dura de 15 a 20 minutos. Há também outros banhos alternativos: relaxantes, esfoliante, aromatizante, estimulante, etc que duram de 20 a 25 minutos. Há também saunas, massagens e estética para completar o pacote zen e a degustação das águas está disponível a todos no fontanário.
Dizem os fundadores da cidade que os cavalos que viviam em Águas de São Pedro tinham a pelagem mais bonita, saudável e nunca se cogitou o porquê. Com isso, iniciaram-se pesquisas sobre as propriedades das águas, o que levou à comprobação dos benefícios e as pessoas começaram a se banhar. Por esta razão, o Monumento das Águas foi construído, com esculturas dos primeiros a se beneficiarem das águas medicinais da cidade.
Mas engana-se quem pensa que a cidade é só “água”. Para quem gosta de adrenalina, o local é perfeito para a prática de rafting, arborismo, moutain bike, tirolesa e cavalgada podem ser praticados nos rios e nas trilhas dos diversos parques existentes no local.
No “Rancho dos Cavalos (Saloon) e Charretes“, os visitantes podem alugar cavalos, pôneis, charretes e charretinha infantil para passeios no bosque, Mini-Horto, City Tour, Apiário, entre outros, sempre acompanhado de um guia.
O Mini-Horto é um ambiente zen, composto por quiosques dos quatro elementos, trilhas de nível leve, uma mini-ponte pêncil, natureza, peixes, plantas e fontes dos desejos. Aroma de natureza, ar puro, água cristalina, o trinar dos pássaros, música ambiente e um altar com imagens de São Francisco de Assis – protetor dos animais – e Santiago de Compostela – patrono dos peregrinos – dão um toque especial ao lugar. É neste local que se encontra o ponto final da caminhada dos Peregrinos do Caminho do Sol.
O Mini Pantanal é uma área de manguezal às margens do Rio Araquá. Há uma lagoa com jacarés, capivaras e aves aquáticas e um belvedere de onde se podem avistar diversas espécies de aves como patos do mato, marrecos e gansos.
Pegue carona no trenzinho temático e faça um passeio pelos pontos turísticos da cidade, onde será contado um resumo da história da cidade, ou vá para o apiário e aprenda sobre o cultivo do mel e seus derivados, além de pode levar para casa produtos do gênero.
Imergir em águas medicinais, esfoliar-se, fazer longas caminhadas, esportes radicais ou passear a cavalo. Em Águas de São Pedro, há várias opções para mergulhar de cabeça na diversão.