Torres é reconhecida como a mais bela praia gaúcha, com uma população de 32.000 habitantes a cidade chega receber durante os trê meses de temporada passam por Torres cerca de 400 mil turistas, o número de veranistas fixos durante o veraneio está em torno de 100 mil, e vem aumentando consideravelmente a cada ano. Além das belezas naturais, conta com um povo acolhedor e com elevado nível educacional.
A rede hoteleira conta com 5.386 leitos, em 59 estabelecimentos, divididos em hotéis, pousadas e motéis, com preços variando entre 10 e 100 dólares, que, na média temporada, sofrem uma redução considerável.
Na gastronomia, mais de 80 estabelecimentos oferecem variedade, qualidade e bons preços. Pode-se fazer uma boa refeição a partir de 4 dólares.
Torres, pelas suas belezas naturais, seu clima delicioso, a vastidão de suas brancas praias, atrai milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e também dos países vizinhos.
O nome da cidade é devido a existência de três grandes rochedos que se estendem a beira mar:
– Torre Norte (Morro do Farol)
– Torre Centro (Morro das Furnas)
– Torre Sul (Praia da Guarita)
A cidade de Torres tem sua história viva: as casas antigas da rua Júlio de Castilhos formam um conjunto arquitetônico dos mais típicos em estilo colonial.
Foram todas construídas no século passado de pedras extraídas do Morro do Farol, rejuntadas com barro e cal de sambaquis e madeiramento de lei, extraído das matas que então existiam na praia da Cal e ao redor da Lagoa do Violão.
Torres apresenta uma das mais valiosas forças econômicas da área nordestina do Estado do Rio Grande do Sul.
Torres prospera no comércio, na indústria, na construção civil, no artesanato e no turismo.
Pontos Turísticos
Torre Norte ou Morro do Farol
É conhecida por Morro do Farol devido a construção do primeiro farol em 1911, que objetivava a sinalização de terra aos navegantes.
O segundo farol foi construÃdo em 1927, uma construção de madeira, com uma roda em cima, tendo esta roda janelas coloridas em vermelho, amarelo e branco, que giravam em torno de um lampião a gás.
Caiu em uma forte tempestade em 1935.
Em 1952 foi construído o terceiro farol.
Praia da Guarita
Localizada no Parque da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita que dá o nome a este complexo paisagístico.
Ilha dos Lobos
É a única ilha marítima do Rio Grande do Sul.
Tem esse nome porque é a única ilha do Brasil onde, nos meses de julho a novembro, os lobos marinhos – procurando águas mais quentes – chegam para o acasalamento.
Em 1983, foi declarada reserva ecológica, sendo proibida qualquer tipo de caça ou pesca marítima.
Fica a 1800 metros da Praia Grande, seu relevo não ultrapassa 2 metros. Já foi causa de muitos naufrágios em de tempestades.
O último navio que naufragou foi o HAWAII, em 1965, e suas âncoras encontram-se na Praia da Cal, uma ao lado direito da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e a outra no jardim de uma casa, defronte a praça.
Antigamente era possível ver o casco do navio HAWAII, mas as ondas fizeram com que ele caísse no mar.
Estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde
bjsss
aguardo sua visita 🙂
Muito legal o blog! Curti pra caramba, parabéns!
Depois dá uma olha no http://www.itrip.com.br, bem bacana também.
Abraços
Parabéns pelo Blog, perfeito p/ quem ama viajar! Adoraria poder contribuir com informações de lugares que já visitei em alguns cantos do mundo. Boa sorte!