Cada vez mais turistas começam suas viagens e fotografias ainda dentro dos terminais de aeroportos espalhados pelo mundo. Essas grandes obras de engenharia começaram a ganhar belas formas arquitetônicas nos anos 90 quando enormes estruturas, antes de concreto, começaram a ganhar vidros e outros componentes modernos. Aqui estão alguns dos aeroportos mais bonitos e diferentes do mundo.

  • Terminal Jeddah Hajj em Jaddah, Arábia Saudita

Não é de hoje que nossos companheiros do oriente nos impressionam com construções monumentais adornadas com os mais caros mármores e objetos de decoração do mundo. O terminal de Jaddah funciona apenas durante o “Hajj” que é rota de peregrinação para Mecca, praticada por muçulmanos. Ele é composto de mais de duzentas tendas de fibra de vidro que podem acalmar o calor de 50º do deserto ao seu redor sem gastar muita energia e tem uma capacidade para 80,000 pessoas.

jeddah hajj

Jeddah Hajj

  • Terminal do “Rock” do aeroporto de Wellington, Nova Zelândia

Por incrível que pareça, este aeroporto já foi considerado um dos mais feios do mundo devido à sua estrutura extremamente arrojada para os padrões de aeroportos espalhados pelo mundo. AO contrário de outros aeroportos, o aeroporto de Wellington não é todo feito de vidro, deixando com que as pessoas vejam o céu e tenham essa impressão de começar o vôo já dentro do aeroporto, ele possui estruturas de cobre com formas de geometrias irregulares e com uma capacidade duas vezes maior que aquela antes da reforma.

terminal do rock

Terminal do “Rock”

  • Aeroporto JFK, Nova Iorque

JFK é um dos poucos aeroportos que, apesar de não tão novo, nunca deixou de ser referência de arquitetura e estilo. O gigante de mais de 1700 hectares tem um movimento de mais de 40 milhões de pessoas por ano e seu maior diferencial é de, apesar de ser tão movimentado, passar a impressão de sempre ter muito espaço disponível com corredores muito amplos e saguões imensos, distribuindo com sucesso essa quantidade de passageiros e funcionários.

jfk aeroporto

Jfk

  • Aeroporto de Marrakech, Marrocos

O aeroporto de Marrakech é outro exemplo de design inovador e moderno, a idéia era construir um local que lembrasse um palácio Marroquino com estilo contemporâneo, do século XXI. A mistura de formas Islâmicas e que lembrar aspectos da natureza numa enorme estrutura de concreto com forma de diamantes. À noite, um show de luzes torna o aeroporto e seus arredores um local digno de ser considerado um ponto turístico da cidade.

aeroporto marrakech

Aeroporto de Marrakech

  • Aeroporto Barajas, Madrid

No centro da Europa, um dos designs mais arrojados de todos os aeroportos do mundo pode ser visto em Madrid. O teto em formas de ondas com cores vivas recebeu um grande premio internacional, o Stirling Prize, em 2006 por sua arquitetura que quebra todos os padrões de aeroportos. As dimensões do aeroporto também impressionam, com distancias gigantescas entre terminais mas também com espaços comuns muito amplos, dando a impressão de o aeroporto não estar cheio, mesmo em horários de pico.

aeroporto barajas

Aeroporto Barajas

Uma coisa é certa, a maioria dos aeroportos modernos está investindo muito no design funcional de suas estruturas, tornando-os grandes obras arquitetônicas sem deixar de servir ao seu propósito inicial de transportar e conectar milhares de pessoas por dia com conforto e segurança.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

apagar formulárioEnviar