O Brasil, como dizem, é uma terra abençoada e repleta de destinos incríveis para se visitar, com riqueza natural, lugares encantadores e praias magníficas. No entanto, existem alguns destinos interessantíssimos, mas que não são tão conhecidos assim pelos próprios brasileiros. A Gruta de Ubajara está entre esses lugares. Localizada no sertão do estado do Ceará, o destino é pouco conhecido, porém dispõe de um emaranhado de cavernas capaz de prender a atenção dos turistas ao exibir sua natureza exuberante e bastante única.
A Gruta do Ubajara fica localizada no Parque Nacional de Ubajara, que por sua vez, está localizado próximo ao Estado do Piauí, na Serra de Ibiapaba. Por lá, o visitante pode contar com uma temperatura, quase sempre, amena e muitas árvores, que proporcionam um ambiente bastante agradável, além de maior contato com a natureza e ar puro. Para chegar até a gruta, o visitante antes passa por uma trilha natural com direito a teleférico e o vislumbre de uma natureza riquíssima que o lugar abriga.
Dentro do Parque Nacional do Ubajara, ainda é possível contemplar a ‘Bica do Cafundó’, lugar que só é acessível por meio de trilha e que costuma encantar quem passa por lá. Além disso, o parque abriga piscinas naturais e é cercado por extensa vegetação. O Parque do Ubajara é considerado o menor do país, mas não é por isso que se trata de um local desinteressante, muito pelo contrário. O Rio Jaburuna e o Rio das Minas são outros atrativos dentro do lugar, no qual os turistas costumam tirar o seu deleite e passar momentos agradáveis de descanso por ali.
Para os que visitam a Gruta do Ubajara, um dos atrativos é escutar toda a história que o lugar guarda, que é contada pelos guias que acompanham os viajantes na trilha. Os bichos, que podem ser vistos com frequência durante o trajeto, também é outro ponto que encanta, sendo mais um dos motivos para visitar um local que tem tanto a mostrar. Sobretudo, esse destino é indicado, principalmente, para os que apreciam a riqueza natural brasileira e estão dispostos a se aventurar em uma trilha.
Sendo mais um dos grandes destinos do que se chama de Eco Turismo brasileiro, Monte Roraima é outro dos lugares pouco conhecidos. O local se trata de um dos mais antigos do planeta, abrigando formações de rochas históricas e marcando a divisa entre o Brasil, a Venezuela e a República Guiana. Por lá, o turista pode se aventurar em trilhas, escaladas e a prática do ‘trekking’, que o levará a conhecer um lugar que possui mais de 2 bilhões de anos.
O Monte Roraima é um lugar conhecido como um local que leva os visitantes a se encontrarem com eles mesmos e com a origem da existência. Ou seja, a rica e extensa natureza do lugar, por si só, já vale a viagem. Mas, por lá o viajante pode descobrir muito mais da história brasileira, passando por aldeias indígenas, cachoeiras gigantes e montanhas únicas. Como mais um dos grandes atrativos, o Monte Roraima é um lugar que abriga mistérios e leva o homem a pensar em muitos pontos da natureza humana.
Além disso, por lá há também o Parque Nacional Monte Roraima, que foi criado em 1989 para preservar o local e conta com uma área de 116.000 hectares. Considerado pelos índios venezuelanos, os ‘Pémons’, como a ‘Casa de Macunaíma’, o Monte Roraima abriga uma vasta fauna e flora, sendo coberto pelas formações da Floresta Amazônica, que proporcionam um clima tropical e recheado de aventuras para os viajantes que desejam um destino único e inigualável.
Boa Vista é a cidade que fica mais perto do Monte Roraima e possui excelente infraestrutura para receber viajantes, dispondo de bons hotéis e todos os tipos de serviço. No entanto, há também a opção de acampar no Monte Roraima, para os que gostam de acampamentos e maior contato com a natureza. A protuberância e diversidade do lugar já serviram de inspiração para grandes obras literárias, como ‘O Mundo Perdido’, que foi escrito por Conan Doyle, o mesmo autor da conhecida saga do detetive Sherlock Holmes.
Flores exóticas, como as bromélias, riachos, lagos e mais uma ampla diversidade de ecossistemas fazem parte das características do Monte Roraima, portanto, todos os anos o local é visitado por biólogos, aventureiros, pesquisadores e antropólogos, justamente por ser um lugar tão repleto de naturezas exóticas. O Monte Roraima, também, já foi objeto de estudo do National Geographic, que é um dos maiores canais TV dedicado à natureza.
Alter do Chão, por sua vez, mesmo sendo conhecido como o ‘Caribe Brasileiro, não está entre os destinos mais conhecidos pelos conterrâneos. O lugar fica no oeste do Estado do Pará e é capaz de agradar a qualquer um, com as suas praias magníficas, que inclusive já figuraram em páginas de importantes jornais estrangeiros, como o The Guardian, que classificou Alter do Chão como uma das dez praias mais bonitas do mundo.
Com uma vista paradisíaca, o turista em Alter do Chão pode acompanhar as atividades de pesca que engrenam a economia da cidade, pode dispor da praia de areia fina e águas cristalinas que encanta os viajantes, além de poder apreciar o belíssimo encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, que não se misturam e figuram um espetáculo a parte da natureza.
Há 30 quilômetros da cidade de Santarém, Alter do Chão também dispõe de trilhas e caminhadas ecológicas para os turistas que apreciam essas atividades. Por lá, é possível ver os famosos botos e golfinhos de água doce, que fazem os olhos das crianças brilhar e deixa muito adulto de boca aberta. Lojinhas de lembranças, artesanatos locais e uma comunidade simples compõem o lugar, que com modéstia, tem a capacidade de oferecer uma viagem simples, porém única.
Passeios de barcos, lanchas e jet-ski nos lagos são outro atrativo, além de o turista poder conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós e a vila dos pescadores, que são os pontos turísticos mais indicados. Quanto à história, os guias nativos do lugar são os encarregados de mostrar e contar as histórias de Alter do Chão, que guarda muita riqueza cultural e praias desertas inimagináveis.